OAB/SE empossa Procuradoria-Geral, Conselho Estadual da Jovem Advocacia e Diretoria e Núcleos Temáticos da ESA

Na noite desta quinta-feira, 28, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe realizou a solenidade de posse de importantes grupos de representação da entidade: o Conselho Estadual da Jovem Advocacia, Diretoria e Núcleos da Escola Superior de Advocacia. Entre aplausos e congratulações, os advogados e advogadas que assumiram os cargos se comprometeram a conduzir esses papéis que envolvem capacitar, integrar e acompanhar juridicamente a advocacia sergipana.

Reconduzido à presidência da ESA/SE, Kleidson Nascimento ressaltou a alegria em ver o número de ingresso de advogados e advogadas em cursos da Escola Superior subir para 14 mil no triênio passado e espera que a quantidade cresça ainda mais em sua nova gestão. “Os empossados hoje têm uma missão árdua, mas, sem dúvida, muito gratificante de levar qualificação e aperfeiçoamento profissional aos quatro cantos do estado de Sergipe”, conclamou.

Os núcleos da ESA classificam campos de atuação da educação voltada para a advocacia de maneira a esses núcleos melhor organizarem seu funcionamento de acordo com suas especificidades. Contando com vertentes científicas, específicas e voltadas para a imersão na profissão, os grupos se dividem desde os tipos de Direito – empresarial, tributário, processual civil, etc – até a condução da comunicação, cultura e qualidade.

Além das posses de outras 16 coordenadorias, Ercília Garcez, que também recebeu o posto de Coordenadora Adjunta de Apoio à Jovem Advocacia, aceitou o desafio de liderar a Procuradoria-Geral da OAB/SE. Nessa nova experiência, ela espera atuar nos processos administrativos e judiciais da melhor forma.

A Procuradoria Geral da OAB/SE foi criada pela Resolução nº 02/2017, e é composta por: Procuradoria Geral, Procuradoria da Defesa das Prerrogativas Profissionais e do Contencioso e Procuradoria Administrativa. As principais atribuições da Procuradoria Geral são coordenar as atividades da Procuradoria da OAB/SE, prestar consultoria e assessoria jurídica, exercer a representação judicial e extrajudicial da OAB/SE, dentre outras funções previstas na Resolução. Procuradores e procuradoras da OAB/SE possuem as mesmas prerrogativas previstas no artigo 7º do EAOAB.

“Em relação à Coordenadoria Adjunta da ESA, o que a gente pretende é fazer um link da ESA com o conselho da Jovem Advocacia. Como eu presidi o Conselho até o ano passado, eu estou tomando essa posição justamente por ter essa ligação, para proporcionar cursos voltados para a Jovem Advocacia e também apoiar o curso de ingresso, junto com a coordenadoria de Fernanda Sousa “, adiantou Ercília.

Jovem Advocacia

Em seu discurso, Carlos Eduardo Siqueira, Presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, evidenciou o compromisso de lidar com os ataques cotidianos aos profissionais recém inscritos na classe. “Tivemos a oportunidade de encarar adversidades nesse início de ano e tentamos lidar com elas apesar de todo o arbítrio que muitas vezes as autoridades fazem uso para contrariar os interesses da cidadania. E é em nome dessa cidadania que hoje o Conselho Estadual da Jovem Advocacia vem aqui, abraçando o compromisso firmado desde o instante em que efetivamente nos tornamos advogados e advogadas”.

O Conselho Estadual da Jovem Advocacia tem como principais objetivos atender aos jovens advogados e advogadas para que estes tenham representatividade na Ordem, tenham acesso a especializações, sejam respeitados e participantes de decisões em prol da advocacia e, também, tenham um ingresso digno e consolidado no mercado de trabalho.

Seguindo esses princípios e preocupações, Anne Caroline Correia de Oliveira, que já participava do grupo temático, recebeu a posse como membro do Conselho e acredita na importância de que a Jovem Advocacia una-se em prol dos seus direitos básicos. “Logo no início é muito difícil para gente exercer a profissão no dia a dia. E o Conselho não serve só como uma vertente institucional, mas como um grupo que nos auxilia no próprio dia a dia. Diante de um impasse, uma dúvida, a gente sabe a quem recorrer. Então espero somar ao Conselho para fortalecer a Jovem Advocacia, que precisa de proteção e união”.

Na mesa mediadora de direcionamento dos cargos empossados, estiveram presentes o Presidente da OAB/SE, Inácio Krauss; a Vice-Presidente, Ana Lúcia Aguiar; o Secretário Geral, Aurélio Belém; a Presidente da CAA/SE, Hermosa França; o Presidente da ESA/SE, Kleidson Nascimento; e o Presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, Carlos Eduardo Siqueira.