OAB/SE atuante: Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher ministra palestras sobre violência de gênero

Representantes da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, ministraram palestra na última sexta-feira, 29, sobre a violência de gênero. As palestrantes foram Adélia Pessoa, presidente da Comissão, e Valdilene Martins, vice-presidente. As explanações foram realizadas no Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região.

Na abertura do evento, a presidente do TRT20, Vilma Leite Machado Amorim, falou sobre a importância de colocar o tema em evidência. “Combater a violência contra a mulher é uma luta diária e contínua. O evento é de batalha e de conscientização. Nós não vamos conseguir fazer nada se não tivermos os homens conosco, queremos caminhar lado a lado”, afirmou.

A palestrante Valdilene Martins alertou sobre os relacionamentos abusivos que, por não serem marcados por violência física, em algum momento, a mulher se sente protegida e o controle é confundido com cuidado. “Este tipo de relação é muito perigoso. A tendência é aumentar. Quanto antes esse ciclo for quebrado pela mulher, maior facilidade ela terá de sair”.

“Eventos como estes são importantes para esclarecer e alertar porque depois dessas palestras, muitas pessoas percebem que estão sofrendo violência ou até os homens se despertam e percebem que praticam alguma violência”, considerou Valdilene.

A equidade de gênero foi abordada pela palestrante Adélia Pessoa, que destacou a importância do momento para refletir e desconstruir os estereótipos, preconceitos e mitos que ainda permeiam a sociedade. “Atualmente existe uma igualdade na lei e está muito claro que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações. Entretanto, na realidade social, temos ainda muitas discriminações, preconceitos, estereótipos”, explanou.

“No trabalho, nós temos ainda os chamados guetos ocupacionais, áreas em que a mulher predomina, como as áreas de cuidado, enquanto o homem sempre é direcionado para áreas de exatas, tecnologia, etc. Estamos caminhando no sentido de melhorar essa situação através da reflexão, de um trabalho em todos os espaços, e a OAB soma-se ao TRT para isso”, disse.

A presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas em Sergipe, Ana Rita Faro Almeida, ressaltou a importância desse tipo de discussão para esclarecer o que significa o feminismo. “As pessoas costumam colocar o feminismo como antônimo do machismo, o que não é. O feminismo busca uma equidade, com direitos e oportunidades iguais entre gêneros”.

O evento também foi marcado pelo lançamento da política de equidade de gênero e pela assinatura do Ato que institui o Programa de Assistência à Mãe Nutriz no TRT20, que tem o objetivo de incentivar o aleitamento materno por meio da redução da jornada de trabalho para seis horas diárias, até o último dia do mês em que a criança completar 18 meses de vida.

Fonte: TRT20