OAB/SE participa do XIII Encontro de Presidentes de TED e do IX Encontro de Corregedores

Nos dias 01 e 02 de abril, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, através do presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Leão Magno, e da corregedora-geral, Robéria Silva, participou do XIII Encontro de Presidentes de TED e IX Encontro de Corregedores, realizados em Brasília.

“O encontro foi essencial para que pudéssemos propor, votar e apoiar novos direcionamentos referentes aos processos ético-disciplinares, focando no procedimento para exclusão do representado nos termos da súmula 08/2019, recentemente aprovada”, conta Robéria.

“Saliento que a nossa seccional é uma das dozes, a nível nacional, que já implantou o sistema do SCGD e é também uma das que tem mantido atualizado o cadastro no CNA e no CNSD, dentre outros destaques”, considerou a corregedora-geral.

“Constatamos que Sergipe permanece à frente já que desde 2016 implantamos o Sistema de Processo Eletrônico e desde então nossa seccional tem sido peça fundamental nas melhorias do sistema”, também ressaltou o presidente do TED, Leão Magno.

Segundo Leão, o norte do Encontro foi o interesse do Conselho Federal em evidenciar a ética como meio de legitimação da advocacia em todo seu papel junto à sociedade brasileira. “Saímos desse evento com novas metas estabelecidas e com ânimo renovado ao ver a Ética retornando ao seu devido patamar”, disse.

Os encontros abordaram a apreciação do estabelecimento de novas metas no julgamento de representações disciplinares, ações da Corregedoria Itinerante, definição e lançamento do calendário nacional de correições e regimentos internos das Corregedorias, entre outros temas.