Diálogo e cooperação entre entidades jurídicas são bandeiras levantadas em encontro

A consagração do dever de cooperação entre as entidades jurídicas foi o mote levantado em um encontro entre o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, Inácio Krauss, e os juízes da 5ª Vara Federal, Lidiane Bonfim Pinheiro, Guilherme Jantsh e Sérgio Silva Feitosa.

“O intuito da visita foi apresentar os magistrados empossados recentemente ao presidente da OAB/SE com o objetivo de cada vez mais estreitarmos os relacionamentos entre as instituições de Direito. A OAB é a casa da cidadania e sem ela a justiça não funciona”, considerou Lidiane.

Guilherme e Sérgio foram empossados em dezembro de 2018 em Recife. Segundo Sérgio, os magistrados atuarão em Sergipe como juízes substitutos, nas 2ª e 3ª Varas Federais. Para ele, a aproximação entre as instituições é essencial, como preconiza o atual Código de Processo Civil.

“O judiciário depende muito do apoio da advocacia, das partes, do Ministério Público e da Defensoria. Inclusive o atual Código de Processo Civil trata dessa colaboração indispensável entre essas instituições jurídicas e esse realmente tem que ser o espírito”, afirmou.

Guilherme Jantsh, afirma que essa colaboração ajuda a ter melhor compreensão do trabalho exercido pelos diversos atores que participam do processo. “Isso auxilia para que entendamos melhor os desafios daqueles que compõem o processo e colaboremos para solucioná-los”.