OAB participa de homenagem a bombeiros

Nesta segunda-feira, 8, foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), uma sessão Especial em homenagem aos bombeiros sergipanos que trabalharam no resgate das vítimas de Brumadinho/MG. A Sessão foi de autoria do vereador Cabo Didi e subscrita pelo vereador Jason Neto, que homenagearam os bombeiros militares Capitão Alysson de Carvalho Santos, Subtenente Elielson Silva, e os Sargentos Cléverton Santos da Conceição e Tiago Garcia Bezerra Vieira, e o Cabo Antônio Carlos Alves de Menezes.

Representando a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe, o conselheiro Márlio Damasceno, saudou os cinco bombeiros, e os denominou como heróis. “Tive essa feliz incumbência de estar representando o Dr. Inácio Krauss, presidente da Ordem dos Advogados Seccional Sergipe, Seccional Sergipe, nesta sessão Especial e poder homenagear esses bravos soldados do fogo. Tive a honra de ser um dos que pleiteou através do Blog Espaço Militar, a ida dos bombeiros a Brumadinho e graças a Deus o comandante teve a sensibilidade de enviar esses homens e sabemos do esforço que foi feito. Parabéns aos Senhores, parabéns ao Cabo Didi, ao vereador Jason Neto e Lucas Aribé, de mostrar a importância deste ato e nós nos orgulhamos dos senhores,” disse o conselheiro seccional.

O vereador Cabo Didi, iniciou a Sessão mostrando um vídeo destes bravos guerreiros em Brumadinho/MG, na luta para encontrar sobreviventes da atuação dos bombeiros sergipanos em Brumadinho e parabenizou a todos pelo trabalho que realizaram. “Espero que esse esforço seja reconhecido pelas autoridades”, comentou o vereador Cabo Didi.

Jason Neto em seu discurso cobrou do poder público mais atenção ao Corpo de Bombeiros de Sergipe, na ocasião o vereador destacou a falta de investimento na compra de material para o Corpo de Bombeiros. “Esperamos que Sergipe nunca seja palco de uma tragédia grave. Nós não temos estrutura, efetivo e nem material para casos graves de resgates. Os bombeiros fazem um trabalho brilhante, mas não há condições de trabalho. Além dos que, o efetivo atualmente no Estado é de 529 bombeiros, quando na verdade seria necessário em média 1.400”.

Sobre a tragédia, o parlamentar destacou o trabalho humano dos bombeiros sergipanos. “Todas as homenagens feitas até hoje, são poucas diante a importância de vocês no nosso Estado. Não mediram esforços para ajudar ao próximo. Foram 20 dias de trabalho, se doando e ajudando as famílias do local. Destaco também a importância dos cães, um trabalho que faço questão de conhecer”, ressaltou o vereador Jason Neto.

O vereador Lucas Aribé, falou da emoção da Câmara estar homenageando aos bombeiros.  “O que vocês fazem é uma missão tão bonita, que é respeitada por Deus e pelos amantes da vida e devemos nos espelhar nas figuras que só fazem o bem e fazem muito mais que o bem. Parabéns a todos e que Deus abençoe cada um de vocês”, disse Lucas.

Os homenageados agradeceram a iniciativa dos vereadores Didi e Jason, e aproveitaram para agradecer a corporação, pelo serviço prestado em Minas Gerais na tragédia de Brumadinho. O Capitão Alisson de Carvalho agradeceu ao vereador Cabo Didi pela iniciativa da homenagem que segundo ele,  honra a corporação e aproveitou para agradecer a presença do conselheiro da OAB, Márlio Damasceno, que sempre foi defensor do Corpo de Bombeiros do Estado de Sergipe.

“No dia 25 de janeiro de 2019, a sociedade Brasileira foi surpreendida com o rompimento da barragem de Rejeitos na cidade de Brumadinho/MG, com tamanha tragédia fez o Brasil chorar com centenas de vítimas. Percebemos que o Corpo Bombeiros de Minas Gerais, necessitaria de ajuda externa e foi determinado a esse oficial que fosse mobilizado o serviço de busca e resgate de salvamento de cães do nosso Estado e assim foi feito. Foram para Minas, 5 homens e 4 cães, atendendo a solicitação e que nós ficássemos por lá o tempo que fosse necessário e como manda o juramento. Foram ao todo 16 dias de trabalho e ao lado dos heróis de Minas, conseguimos resgatar 6 corpos e 34 seguimentos corporais”, explicou o Capitão.

O presidente da Comissão de Direito Socioambiental da OAB, Honey Gama Oliveira, também participou da sessão na Câmara Vereadores de Aracaju. Na ocasião da tragédia Honey também esteve em Brumadinho representando a Seccional para monitoramento das operações com os representantes do Corpo de Bombeiros e Defensoria Pública local, à época.

* Com informações da Câmara Municipal de Aracaju