Workshop Produtividade Jurídica e Gestão de Tempo para Advocacia percorre as Regionais e é encerrado com sucesso em Aracaju

No último sábado, 13, pela manhã, foi realizado no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), o Workshop Produtividade Jurídica e Gestão de Tempo para a Advocacia. O evento foi uma iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA).

O Workshop percorreu as cinco Regionais da OAB – Estância, Propriá, Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Itabaiana, finalizando o ciclo de realizações em Aracaju.  A palestrante do evento foi à advogada, professora universitária e de pós-graduação, palestrante e membro da Comissão de Direito do Trabalho e da Comissão da Advocacia Corporativa da OAB/GO, Ingrid Wernick.

Na exposição, Ingrid Wernick trouxe para os participantes abordagens bem práticas, voltadas para o dia a dia da advocacia. Durante o workshop foram abordadas temáticas como as causas da procrastinação e o que leva o profissional a uma alta produtividade, também foram repassadas dicas práticas de como mudar a administração do tempo dando um ganho de 30% e alguns métodos para a composição de uma agenda produtiva.

“Entre as dicas repassadas está a de que a pessoa deve deixar de ser multitarefas e passar a ser monotarefas. Faça uma coisa de cada vez. Se você consegue efetivamente ter a atitude de fazer uma tarefa por vez você vai ganhar 30% do seu tempo”, diz.

Ingrid Wernick avaliou que o público saiu muito impactado e reflexivo do workshop. “As pessoas saíram daqui com a certeza de que precisam mudar e agora sabem como mudar. Acho que esse é o grande produto desse Workshop, a sua grande excelência é transformar vidas. Acredito que o sucesso do evento está nisso, ele traz dicas que se tornam possíveis, traz algo que pode ser transformado e mudado hoje”, afirmou.

Temática nova

O diretor geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), Kleidson Nascimento dos Santos, considerou o Workshop um verdadeiro marco na gestão 2019, tendo em vista que a ESA tem se preocupado não só com a qualificação técnica, mas com formação pessoal, na integralidade da pessoa do advogado, da advogada.

“Você poder dominar o seu tempo e não deixar que o tempo lhe domine. Isso é fundamental para a sua qualidade de vida pessoal, profissional e para a dinâmica da nossa profissão, que muda a cada dia, temos que lidar com novas tecnologias e, sobretudo, na relação com as pessoas. Então, tudo que a gente possa trazer de aperfeiçoamento, que agregue qualidade à advogada, ao advogado, vai enriquecer a advocacia”, ressaltou.

Ele afirmou ainda que a professora Ingrid Wernick topou o desafio enriquecedor de percorrer todas as Regionais e com isso a ESA cumpriu a sua meta de fazer a interiorização dos cursos, chegando a esse último encontro em Aracaju depois de ter passado por Estância, Propriá,  Lagarto, Glória e Itabaiana. “A gente vai continuar se empenhando nessa interiorização. Acredito que o Workshop foi muito proveitoso para todos”, enfatizou.

A vice-diretora da ESA, Silvana Farias, ressaltou que o workshop ministrado pela professora Ingrid Wernick foi de muita importância para a advocacia sergipana. Segundo Silvana, o evento trouxe uma temática nova, que não está nas universidades, mas que a advocacia precisa compreender.

“O workshop que tratou da gestão de tempo, falou sobre a produtividade e trouxe ferramentas, subsídios e informações necessárias para que a gente no nosso dia a dia da advocacia seja muito mais produtiva. A capacitação foi de grande importância tanto que a gente percebeu a necessidade de levar o curso para as Regionais. Foi de grande valia, todos que participaram saíram com uma bagagem maior, com a ideia de que é possível ganhar muito mais tempo, muito mais produtividade e ser um profissional melhor com as ferramentas que foram fornecidas”, revelou.

Ela também reconheceu o feedback positivo do Workshop. “O feedback foi bom nas perguntas, na participação e até no próprio formulário que foi passado para o público”, comentou.

O coordenador de Interiorização da ESA, Max Cardoso Santana Dória, ressaltou a importância da Escola Superior da Advocacia levar o Workshop para o interior. “O advogado do interior também precisa gerir o seu tempo, precisa saber como crescer na advocacia e ter qualidade de vida porque se não tiver tempo ele não vive. A professora Ingrid trouxe um dado bastante interessante de que a advocacia é a quinta profissão mais estressante e isso se deve também a falta de gestão de tempo, de uma produtividade como um todo, que a gente não aprende na universidade”, disse.

Max acrescentou que a receptividade por parte dos advogados foi muito boa. “As pessoas que participaram disseram que estão necessitando cuidar mais do seu tempo”, relatou.

Bem avaliado

A advogada Luciana Santana Porto disse que gestão de tempo é uma coisa que os advogados precisam muito porque a classe se desdobra em analisar casos, atender cliente, fazer peça, ir ao Judiciário para acompanhar e fazer diligência e o tempo é muito escasso para fazer tudo isso. “Se a gente não conseguir gerir o tempo de uma forma correta, acaba se perdendo e vai começar a levar trabalho para casa, a não ter final de semana e algumas outras coisas importantes da vida como a família, o lazer e amigos. Então, a gestão do tempo é muito importante para o profissional liberal, principalmente para nós advogados”, salientou.

O jovem advogado Paulo Pereira de Andrade Júnior disse que participou do Workshop para adquirir conhecimento sobre como organizar o tempo. “Vim buscar formas de organizar o tempo porque a gente tem muitas atividades e pouco tempo para executa-las e precisa realmente de técnicas para organizar e otimizar o uso do tempo”, afirmou.

A advogada Júlia Isabel Barreto disse que já participou de uma capacitação com a professora Ingrid Wernick e gostou muito e foi o conhecimento da palestrante, agregado com a acessibilidade e a prática que fizeram com que ela se inscrevesse no Workshop. “Essa experiência que ela traz é muito importante. Quantos cursos mais ela fizer eu virei porque cada vez que ela vem traz mais conteúdo agregado”, ressaltou.