Ana Lúcia Aguiar participa do I Colégio de Vice-Presidentes dos Conselhos Seccionais da OAB

Nesta terça-feira, 23, a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), Ana Lúcia Dantas Souza Aguiar, participou em Brasília, do I Colégio de Vice-Presidentes dos Conselhos Seccionais da OAB. O evento contou com a presença do vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana Queiroz; do secretário-geral adjunto da OAB Nacional, Ary Raghiant Neto; do diretor-tesoureiro da OAB Nacional, José Augusto Araújo de Noronha; do presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Junior, além de vice-presidentes das seccionais de vários Estados do País.

O evento que marcou a realização da primeira reunião formal dos vice-presidentes de Ordem teve como objetivo discutir o papel dos vice-presidentes nas Seccionais da OAB, que têm a função preponderante de ser o braço direito, a voz dos presidentes das Seccionais e o defensor do Sistema OAB como um todo.

O vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana Queiroz, destacou na abertura do encontro a postura que deve ser adotada pelo advogado ou pela advogada que ocupa a cadeira de vice-presidente de Ordem. “O vice-presidente deve ser um escudo, aquele que protege e reflete o presidente e as políticas do Sistema OAB. É um espelho de pensamento, mas que age com liberdade e autonomia. A relação entre presidente e vice deve ser permeada por transparência e harmonia”, apontou.

O diretor-tesoureiro da OAB Nacional, José Augusto Araújo de Noronha, falou sobre as novas regras de transparência na gestão financeira da entidade. “Vamos instituir regras de compliance, pedir maior rigor para a criação de novas subseções, entre outras ações que permitam uma melhor gestão para todo o sistema OAB”, explicou Noronha.

Todos os vice-presidentes que compõem o Colégio, também externaram as percepções no exercício da função, as peculiaridades na rotina de cada gestão e as perspectivas para os próximos anos. Além disso, eles também revelaram a necessidade de ressignificar a função institucional desempenhada pelo vice, hoje – na visão deles – mal compreendida.

A vice-presidente da OAB/SE, Ana Lúcia Aguiar, ressaltou o fato de 19 seccionais serem formadas por mulheres vice-presidentes, que segundo ela é um fato inédito, nunca antes visto na história da OAB.

De acordo com Ana Lúcia, no evento foi discutido também o papel da mulher enquanto vice-presidente, com a participação efetiva no Sistema OAB. “Não só a mulher na questão de gênero, mas na questão de paridade, de estar junto e de ser também a representatividade forte no sistema”, afirmou.

O secretário geral Alberto Simonetti também participou do encontro.

*Com informações da OAB Nacional