Representantes da OAB/SE participam do Colégio Nacional de Presidentes Jovens em Maceió

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), participaram na quinta-feira, 2, do Colégio Nacional de Presidentes Jovens, e nesta sexta-feira, 3, do Encontro Estadual da Jovem Advocacia da OAB/AL. Os eventos realizados em Maceió, Alagoas, contou na abertura com a presença do vice-presidente do Conselho Federal, Luiz Viana Queiroz.

Da Seccional da OAB/SE, participaram do Colégio Nacional de Presidentes Jovens, o presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia (CEJA), Carlos Eduardo Pereira Siqueira, a vice-presidente, Bárbara Toledo, a diretora de Relações Institucionais, Jaqueline Deolindo e a conselheira do CEJA e coordenadora de Editoração e Cultura da ESA, Caroline Meneses. E do Encontro Estadual da Jovem Advocacia da OAB/AL participaram o conselheiro federal e ex-presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Vitor Lisboa, e a ex-presidente da CEJA, coordenadora adjunta de Apoio à Jovem Advocacia da ESA e procuradora-geral da OAB/SE, Ercília Garcez.

Na abertura da solenidade, o presidente da OAB Alagoas, Nivaldo Barbosa Júnior, destacou o papel do jovem advogado e falou da satisfação em sediar pela primeira vez o evento. “Alagoas está de portas abertas e ficamos felizes em tê-los neste momento. É um dia para boas discussões e vão perceber como representativo está sendo esse momento. O Sistema OAB precisa ser enxergado como uma corporação que cada um tem seu papel fundamental e vocês tem esse papel”, disse o presidente.

O vice-presidente do Conselho Federal, Luiz Viana Queiroz, lembrou que a Ordem é naturalmente responsável pelas demandas da advocacia, mas ressaltou que o papel da instituição vai além: alcança a defesa do estado democrático de direito e da sociedade.

“É fundamental que se perceba que a OAB é uma instituição cuja pauta principal é a dos problemas e demandas da advocacia. Temos essa responsabilidade classista e seguiremos atuando pela valorização profissional. Mas não somos apenas uma entidade de classe: somos a única entidade da sociedade civil inscrita na Constituição Federal, com competências públicas, o que nos dá maior responsabilidade”, apontou.

O vice-presidente do Conselho Federal também afirmou aos participantes do Colégio que todas as demandas da jovem advocacia levadas ao Conselho Federal da OAB serão devidamente analisadas para a busca, principalmente, das soluções dos problemas que advogadas e advogados em início de carreira enfrentam no mercado de trabalho.

Durante o evento foi lançado o Convênio firmado pelo Conselho Federal que tem como objetivo auxiliar advogados e advogadas na gestão de escritórios. “Sabemos que não é fácil gerir um escritório, dar conta de processos e prazos. Essa é uma ferramenta tecnológica que vai auxiliar bastante todos os advogados e advogadas em início de carreira. O convênio celebrado vai proporcionar que nos primeiros seis meses, a jovem advocacia tenha acesso a ferramentas auxiliando na organização dos seus escritórios”, afirmou a coordenadora Nacional de Comunicação da OAB Nacional, Fernanda Marinela.

Importância do evento

O presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia da OAB/SE, Carlos Eduardo Pereira Siqueira, marcou presença no evento e destacou a sua importância.  Segundo ele, o Colégio Nacional de Presidentes Jovens se reuniu para deliberar pautas de interesse comum, unir esforços para o aprimoramento da atuação da jovem advocacia, trocar experiências e apresentar posicionamento sobre temas nacionais.

“É um colegiado que se organiza nacionalmente com todos os presidentes de conselhos ou comissões que representam a jovem advocacia em cada seccional do País para debater uma série de pautas relevantes para a advocacia, sobretudo a advocacia jovem”, afirmou.

De acordo com Carlos Eduardo, entre as temáticas discutidas no evento estavam à preocupação com o início da carreira, os desafios, a representatividade no sistema OAB, a cláusula de barreira, a violação de prerrogativas, a advocacia dativa, o aviltamento de honorários, a situação do advogado, da advogada contratados, o piso salarial, o uso de mídias sociais, a ética, além de uma série de questões de interesse nacional que estão sendo enfrentadas com muita seriedade.

O presidente do Conselho da Jovem Advocacia ressaltou ainda todo o suporte e acompanhamento da OAB/AL, por meio do presidente, Nivaldo Barbosa Júnior, do presidente do Conselho do Jovem Advogado de Alagoas, Pedro Accioly, e de todos os integrantes do Conselho. “Estão todos aqui nos recebendo muito bem e dando a oportunidade de participação em um evento realmente grandioso”, salientou.

O conselheiro federal da OAB/SE, Vitor Lisboa também compareceu ao evento. Nesta sexta-feira, ele foi palestrante no debate sobre o tema “Reforma da Previdência e a Jovem Advocacia” no Encontro Estadual da Jovem Advocacia da OAB/AL.

“A presença de Vitor no Colégio Nacional de Presidentes Jovens é importante porque é um ex-presidente da Comissão da Jovem Advocacia que vem prestigiar os debates e nos incentivar nessa discussão como tem acontecido com outros representantes de OABs que tem circulado aqui em nosso meio durante esses dias”, comentou Carlos Eduardo.

Vitor Lisboa destacou a relevância do evento. “O evento foi extremamente importante e criou a oportunidade de debater temas de relevo e alinhar esforços no sentido de fortalecer a luta de valorização da jovem advocacia. Saímos de Maceió ainda mais preparados e entusiasmados para continuar nessa importante trincheira de lutas”, pontuou.

Estiveram presentes no Colégio Nacional de Presidentes Jovens, além dos representantes da OAB/SE, o vice-presidente do Conselho Federal, Luiz Viana Queiroz; o presidente da OAB Alagoas, Nivaldo Barbosa Júnior; o presidente do Conselho do Jovem Advogado de Alagoas, Pedro Accioly; a presidente da Comissão Nacional do Jovem Advogado, Daniela Teixeira; a conselheira federal por Alagoas e coordenadora Nacional de Comunicação da OAB Nacional, Fernanda Marinella, além de diversos representantes de diferentes seccionais.

* Com informações do Conselho Federal da OAB