Neste mês, três audiências públicas discutirão enfrentamento ao assédio sexual no meio acadêmico

Nos dias 16, 22 e 27 de maio, serão realizados três encontros abertos ao público para debater ações de prevenção e enfrentamento ao assédio sexual no meio acadêmico. A iniciativa faz parte dos encaminhamentos definidos em audiência pública realizada, em 2018, pela Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, sobre a violência de gênero nas instituições de ensino.

Promovido em parceria com o Ministério Público Federal no Estado, o evento teve os objetivos de desnaturalizar a prática de assédio sexual e instruir o meio acadêmico sobre a maneira adequada de tratar o assunto. Entre encaminhamentos às entidades de ensino, a promoção de discussões sobre o tema; o recebimento de casos registrados como violência de gênero; etc.

“As audiências são frutos de um trabalho realizado entre a OAB/SE e o MPF/SE. O propósito desses três novos debates é averiguar as ações realizadas pelas instituições em prol da prevenção e do enfrentamento do problema – desde o evento realizado em 2018”, explica a vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Valdilene Oliveira Martins.

No dia 16 de maio, a discussão será realizada às 18 horas, no auditório da Universidade Tiradentes (Campus Farolândia). No dia 22, acontecerá às 14 horas no auditório do Instituto Federal de Sergipe, em Lagarto. Encerrando o ciclo de audiências, no dia 27 o debate ocorrerá às 18 horas no auditório da reitoria da Universidade Federa de Sergipe (campus São Cristóvão).