OAB/SE vai ao Baixo São Francisco em prol da conscientização ambiental e da defesa do Velho Chico

Representantes da Comissão de Direito Socioambiental da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, foram ao Baixo São Francisco em prol da defesa do Velho Chico e da conscientização, educação e sensibilização sobre as questões ambientais do Brasil.

No município de Pão de Açúcar, o presidente e o secretário-geral da Comissão, Honey Gama Oliveira e Gildo Cravo Batinga Neto, participaram da campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”. Os advogados, Áurea Jaciane Araújo Santos e Luan Marques Santos Lima, também estiveram presentes à mobilização #VireCarranca, que ocorreu em alusão ao Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco.

A iniciativa foi promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) – um órgão colegiado, integrado pela OAB, pelo poder público, pela sociedade civil e por empresas usuárias de água. O Comitê tem a finalidade de realizar uma gestão descentralizada.

A abertura da ação social contou com apresentações culturais de dança, música e teatro, além da recitação de poesias e regata de canoas e botes. Os discursos e manifestações foram fundamentais para a compreensão da sociedade sobre a importância do evento e da causa.

A apresentação das Lavadeiras do São Francisco levou ao público lembranças de mulheres que ficavam à beira do rio lavando roupas e entoando cantigas ribeirinhas. A apresentação teatral mostrou o rápido desenvolvimento da degradação do rio até a sua possível morte.

Segundo o presidente da Comissão, Honey Gama, também coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco, o intento da campanha era chamar a atenção da população ribeirinha acerca da necessidade da preservação e uso consciente dos recursos hídricos.

“Tivemos a efetiva participação da comunidade. Os ribeirinhos compareceram, assistiram às apresentações e tenho certeza que muitas visões e atitudes serão mudadas. É uma ação de conscientização, educação e sensibilização ambiental. Uma das poucas realizadas”, afirmou.

O secretário-geral da Comissão de Direito Socioambiental da OAB, Gildo Cravo, conta que o objetivo da ação foi alcançado, ponderando ainda que o município aderiu o Plano de Saneamento Básico.

“Pão de Açúcar está aderindo ao Plano de Saneamento que será entregue e custeado pelo Comitê e executado pela Agência Peixe Vivo. Nós esperamos que o município ponha-o em prática e evite novas poluições ao Rio São Francisco”.