No dia 06 de junho, OAB/SE promove debate e ciclo de palestras sobre violência obstétrica

Nesta quinta-feira, 06, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, promoverá um ciclo de palestras sobre violência obstétrica. O intuito é conscientizar e discutir sobre procedimentos de obstetrícia, apresentando o conceito do parto humanizado – a fim de fomentar sua prática.

Recentemente, o Ministério da Saúde emitiu despacho para abolir o uso do termo “violência obstétrica”. Sob o tema “nomear para combater”, a ação da OAB busca o oposto: fomentar uma reflexão sobre a necessidade do reconhecimento da prática como primeiro passo para combatê-la.

A iniciativa – realizada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE em parceria com a Escola Superior de Advocacia do Estado – será aberta ao público e acontecerá às 18 horas, na sala da ESA, localizada na Travessa Martinho Garcez, 71, Bairro Centro.

As palestrantes serão Hilca Mariana Costa Gomes, especialista em enfermagem obstétrica; Tamyres Lima dos Santos, psicóloga, doula e especialista na modalidade residencial e multiprofissional em saúde da família; e Jéssica Souto de Figueiredo Andrade, advogada.

Para a coordenadora do GT Saúde da Mulher, a advogada Elisângela Queiróz, o evento é importante para a compreensão do que vem a ser o parto humanizado, desmistificando diversos aspectos que envolvem a prática e chamando atenção para procedimentos que configuram violência obstétrica e que muitas vezes são aceitos como rotina. Nomear é o primeiro passo para combater, pois a partir da consciência de que determinado procedimento é desnecessário e configura violência, é possível utilizar ferramentas para a prevenção e reparação dos danos causados.