OAB recebe representantes dos 400 aprovados no Concurso para a Guarda Prisional de Sergipe

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), por meio da Comissão de Direitos Humanos, se reuniu com representantes dos 400 aprovados no Concurso para a Guarda Prisional de Sergipe. O concurso foi realizado em julho de 2018, sob diversas prorrogações e atrasos, e até o momento o Governo do Estado não finalizou o certame. O pleito dos representantes é de que seja realizada a convocação imediata dos 400 aprovados.

O encontro contou com a presença do presidente da Ordem, Inácio Krauss, que afirmou a disposição da instituição em colaborar com os concursados para resolução do problema. Também estiveram presentes, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE, José Robson Santos de Barros, e representantes dos 400 concursados.

De acordo com o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE, José Robson Santos de Barros, a Ordem já vem acompanhando o colapso do sistema prisional, que enfrenta problemas como superlotação e déficit de guardas prisionais.

Segundo ele, a necessidade urgente de realização do concurso vem sendo cobrada pela OAB/SE há vários anos e com a realização do concurso a OAB agora passa a cobrar a convocação imediata dos 400 aprovados no certame para suprir a necessidade existente no sistema.

“Diante do que foi relatado na reunião e do que a OAB já tinha catalogado, a Ordem vai encaminhar um ofício relatando toda a situação do sistema prisional, pedindo ao Governo que faça a contratação emergencial dos aprovados no concurso, tendo em vista o déficit e a necessidade dos guardas prisionais dentro do sistema para que não ocorra nenhuma tragédia como já registrada no Brasil”, pontuou.

Diana Cavalcante, uma das aprovadas no concurso, disse que os concursados resolveram procurar a ajuda da OAB para pressionar o Governo a convocar os aprovados do Curso de Preparação do Concurso para a Guarda Prisional do Estado de Sergipe. “É uma importância muito grande a convocação desses 400 profissionais para inicialmente suprir as necessidades do sistema”, ressaltou.

*Matéria alterada às 17:00