OAB cobra melhorias para abrigo de animais no município de Itabaiana

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe, Inácio Krauss, acompanhado da presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais, Danielle Ferreira, e do presidente da Comissão Regional de Itabaiana, Leonardo Chagas, esteve reunido na manhã desta terça-feira, 16, como prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, para cobrar providências de melhorias para o abrigo de animais do município.

Segundo Valmir de Francisquinho, a prefeitura entendeu a importância da causa animal e já providenciou um projeto de construção do primeiro Posto de Saúde e Casa de Acolhimento ao Animal do Estado de Sergipe. “Já encaminhamos ao gestor da equipe de licitação a documentação completa da obra no último dia 10 e pedi que seja dada a maior celeridade possível ao processo licitatório para que, em poucos meses, possamos inaugurar esta obra que será um divisor de águas na luta da causa no Estado de Sergipe”, adiantou o Prefeito.

O presidente da OAB Sergipe, Inácio Krauss, ficou surpreso com a agilidade na solução do problema e parabenizou de imediato o prefeito Valmir de Francisquinho destacando que quem abandona animais em vias públicas deve estar sujeito à punição. Inácio aproveitou a ocasião e sugeriu ao município que crie um fundo para a manutenção da Casa de Acolhimento com recursos oriundos de punições à quem abandona ou maltrata animais. Em seguida, o prefeito destacou que já existe lei aprovada no município sobre esse tema. Diante disso, os representantes da OAB pediram que a citada lei seja efetivamente cumprida.

A presidente da Comissão em Defesa dos Animais da OAB, a advogada Danielle Ferreira, disse que saiu muito satisfeita da reunião e afirmou que cuidar dos animais é uma obrigação do poder público.” Não encontramos iniciativas como esta em nenhum outro lugar e, enquanto presidente da comissão em defesa dos animais da OAB Sergipe, -sinto-me muito feliz em ver esse sonho sair do papel”, disse.

O presidente da Comissão Regional de Itabaiana, Leonardo Chagas, também saiu muito feliz da reunião e ficou impressionado com o projeto que vai resolver um grande problema local. A obra do Posto de Saúde e Casa de Acolhimento ao Animal está orçada em R$ 342.869,17, e vai conter um canil, orçado em 109.217,55. Totalizando em um investimento de aproximadamente 500 mil reais de recursos próprios do município de Itabaiana. No local, serão realizadas pequenas cirurgias, castração além da possibilidade dos animais recolhidos nas ruas passarem por um período de tratamentos para serem encaminhados para adoção.