Círculo dourado e árvores da comunicação são temas de capacitação realizada pela OAB/SE

Nesta sexta-feira, 19, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, através da Escola Superior da Advocacia, realizou mais um curso voltado ao aprimoramento de advogados e advogadas do Estado. Sob o tema “Alta influência na advocacia”, a palestra foi ministrada pela advogada, especialista em Direito Empresarial e ministrante em Ciências Humanas, Ingrid Wernick.

Em sua fala, a palestrante destacou que a classe pode utilizar práticas que grandes empresas usam, como o método do círculo dourado. Segundo a palestrante, para obter bons resultados na profissão, é preciso dominar ainda as árvores da comunicação, analisando aspectos como a raiz (identificação); o tronco (lógica); os galhos (obsessões); e os frutos (comunicação efetiva).

“A alta influência na advocacia consiste em utilizar métodos como o círculo dourado – uma prática usada por grandes empresas. Às vezes, nós não imaginamos que o que dá certo para os empreendimentos amplos, não poderia funcionar para a advocacia, mas é o contrário. É só ponderar e ter em mente que essas corporações foram pequenas um dia”, considerou Ingrid.

A especialista esclareceu ainda que a técnica é uma metodologia de Simon Sinek, que possui em seu cerne três perguntas: porquê, como e o quê. Em resumo, o círculo dourado mostra que as pessoas não compram o que é feito (os serviços, produtos ou as funções individuais), mas sim por que é feito (qual é o propósito e ou causa dos produtos ou serviços).

“Uma das principais vantagens de utilizar esse método é a criação de valor em seu produto ou serviço. Quando você se conecta pelo porquê, automaticamente não briga pelo preço tendo em vista que o cliente se conecta por sua essência e causa. A Apple e a Harley-Davidson são exemplos que não brigam pelo preço. Eles não vendem o produto e sim o porquê”, disse.