Advogados e advogadas participam de treinamento sobre PJe no TRT20

Começou nesta terça-feira, 13, no Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20), o Curso PJe para Advocacia. O evento é uma iniciativa do TRT20 e conta com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA).

O curso dirigido à formação continuada da advocacia sergipana integra a programação comemorativa do Mês do Advogado promovida pela OAB/SE e será realizado em quatro datas. Os próximos treinamentos estão marcados para os dias 20, 22 e 27 de agosto. Ao todo, 80 advogados serão beneficiados com a realização do curso.

A Diretoria da OAB/SE esteve presente no início do treinamento, representada pelo presidente, Inácio Krauss, e pela secretária-geral adjunta, Andrea Leite. Também participaram o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), Kleidson Nascimento, e a vice-diretora, Silvana Farias, além do vice-presidente do TRT/20, Thenisson Santana Dória.

Parceria

O presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, falou da importância da parceria entre a Ordem dos Advogados e o TRT. “Essa é uma parceria que a OAB faz com o TRT/20 para dar oportunidade aos advogados e advogadas que ainda não tem tanta segurança com o PJe. A gente agradece ao Tribunal, na pessoa de Dr. Thenisson Dória, que mesmo como desembargador e também a Dra. Vilma Amorim, presidente do TRT, que prontamente atendeu ao nosso pedido”, ressaltou.

De acordo com Krauss, a OAB/SE ainda não tem uma estrutura como a do TRT para que cursos como o do PJe sejam ministrados. “Esperamos ter uma sala dessas, mas enquanto não temos agradecemos a cessão desse espaço que é o apropriado para a realização desse curso prático”, afirmou.

Inácio Krauss enfatizou ainda que novos cursos dessa temática serão ofertados. “Quero parabenizar também a iniciativa tanto da ESA como da secretária-geral adjunta que já estão solicitando ao TRT/20 a realização de um curso para a advocacia do PJe-Calc, que a partir de 2020 será obrigatório”, salientou.

Melhoria para o trabalho

O vice-presidente do TRT/20, desembargador Thenisson Santana Dória, disse que a OAB e o TRT já têm uma tradição e iniciativas conjuntas em prol da sociedade. Segundo ele, desde quando o PJe foi instalado em 2012, que o TRT e a Ordem dos Advogados caminham juntos no sentido de trazer sempre uma qualidade de trabalho para a advocacia, para servidores e para os magistrados.

“Estamos aí com uma nova versão do PJe a ser instalada, temos também novos dispositivos que foram agregados ao PJe, como o PJe Calc. Tudo isso é uma inovação no sentido de trazer uma melhoria para o trabalho de todos. Quero agradecer a advocacia por entender essa necessidade de estabelecer essa parceria junto ao Tribunal”, enfatizou.

Thenisson também destacou a sensibilidade da presidente do TRT/20, desembargadora Vilma Amorim, para a realização do curso. “Dra. Vilma é uma mulher que sabe da necessidade da advocacia, por ser oriunda do Ministério Público e por trabalhar em prol da sociedade”, disse.

Marco histórico

A secretária-geral adjunta também agradeceu ao TRT/20 e ao desembargador Thenisson Dória. Segundo ela, a idealização do curso iniciou na gestão dele à frente da presidência. “Isso aqui sempre foi um sonho da advocacia. Esse treinamento é um marco histórico. Hoje é um dia emocionante porque só a gente sabe o quanto foi difícil a implementação. Esse será com certeza o primeiro de muitos cursos que iremos fazer em parceria com o TRT”, revelou.

O presidente da ESA, kleidson Nascimento, disse que a OAB e a Escola de Advocacia estão muito gratos ao TRT pela parceria na realização do curso. Segundo ele, a ESA tem nesse marco também a consolidação da sua missão, que é a capacitação e a bandeira da qualificação da advocacia no Estado.

“Eu qualifico esse curso como um verdadeiro treinamento do qual poderemos nos tornar multiplicadores. Essa é uma oportunidade que se abriu para os advogados se capacitarem é única e espero que cada um possa aproveitar e transmitir aos colegas que o curso é de fato imperdível e deve ser valorizado”.

Acesso a estrutura do PJe

O advogado Carlos Ramires Fábio Santos, que está atundo na profissão há três meses disse que o curso é de muita importância para a jovem advocacia. “Através desse treinamento nós vamos ter acesso a toda a estrutura do sistema PJe”, salientou.

Ele parabenizou a iniciativa da OAB e do TRT/20 em realizar o curso. “São esses cursos que inserem o advogado nas estruturas da Justiça, por isso fiz questão de participar. Quando lançou fui logo acessando para conseguir a inscrição”, revelou.