Pela dignidade da pessoa humana, OAB/SE lançará campanha para reconstrução de casas em Riachuelo

Dando continuidade às ações solidárias que visam garantir os direitos fundamentais da pessoa humana, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, através da Comissão de Direitos Humanos, lançará uma campanha para reconstrução de 135 casas destruídas pela chuva em Riachuelo. A iniciativa foi discutida em reunião entre representantes da OAB e do município.

Segundo o presidente da Comissão, Robson Barros, a ação servirá como uma das bases sólidas que a OAB/SE constrói em prol da defesa dos direitos essenciais do ser humano. “Garantir condições de vida é a essência dos direitos humanos e o apoio que a Ordem continuará dando ao município faz parte da missão diária de contribuir para a efetivação da dignidade humana”.

Em julho, Riachuelo decretou estado de emergência diante dos alagamentos ocasionados pelo período de forte chuva. As enchentes provocaram a extravasão da barragem Jacarecica II, atingindo pontes, rodovias, estradas vicinais, o acesso ao povoado Central e bairros como Sítio do Meio, Divineia, Centro e Roque Mendes. Mais de 100 famílias ficaram desabrigadas.

Além de doar mantimentos arrecadados à população de Aracaju e São Cristóvão, a Comissão de Direitos Humanos da OAB, em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados, realizou a doação de mais de cinco mil litros de água mineral a moradores desabrigados em Riachuelo. O propósito agora é arrecadar materiais de construção para edificação de 135 casas na cidade.

“Queríamos agradecer a OAB por todo apoio dado à Riachuelo em um momento muito difícil de enchentes. As águas baixaram, mas os problemas continuam. Casas foram condenadas e pessoas perderam praticamente tudo. Não têm móveis, geladeira, colchão, nada. A Ordem traçará um plano de suporte e temos certeza que nos ajudará”, disse a prefeita, Cândida Leite.

“A OAB, através do trabalho incansável e hercúleo da Comissão de Direitos Humanos, fez uma ação gigante de solidariedade e irmandade, arrecadando donativos, roupas, alimentos e água. Chegou agora o momento de reconstrução dos lares que foram destruídos e nossa atuação continuará sendo a de servir ao próximo”, afirma a vice-presidente da OAB, Ana Lúcia Aguiar, que participou da reunião.

A campanha para a arrecadação e doação dos materiais de construção será lançada em breve. No encontro que debateu os encaminhamentos para a mobilização, também participaram a assistente social de Riachuelo, Cristina Gonzales Leite, e os membros da Comissão, Pâmela Salmeron (vice-presidente), Luis Felipe Barreto (secretário) e Felipe Rodrigo dos Santos.