Jovens advogados de Itabaiana assumem compromisso com a OAB/SE

O auditório da sede da Comissão Regional de Itabaiana da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB/SE) ficou lotado na noite dessa quarta-feira durante a solenidade de posse dos 12 novos advogados. A cerimônia realizada no mês em que celebra a advocacia foi marcada por muita emoção.

O evento foi prestigiado pela Diretoria da OAB/SE, por representantes e ex-presidentes da Comissão Regional de Itabaiana; da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE); da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; do Conselho da Jovem Advocacia; pela diretora do campus da Universidade Tiradentes, Maria Aldeni, além de familiares e amigos dos novos advogados.

A vice-presidente da OAB, Ana Lúcia, que representou o presidente da Ordem, Inácio Krauss, na solenidade deu as boas-vindas aos novos advogados. Ela ressaltou a felicidade de participar da solenidade na Comissão Regional de Itabaiana, de poder dar boas-vindas e receber os novos colegas.

“Para nós da OAB é uma grande honra e alegria estar aqui. Quero parabeniza-los e também aos pais e familiares, pois sabemos que não é fácil chegar nesse patamar. Vários foram os percalços e as dificuldades enfrentadas, mas vocês viram no exercício da advocacia, do Direito, o caminho de fazer justiça. Que possamos então fazer justiça e defender a nossa instituição e o Exame de Ordem com maestria, com dedicação e sem medo. Trabalhem com ética, com capacidade técnica e principalmente defendendo o interesse dos seus clientes e da sociedade. Sempre honrem cada palavra do juramento feito aqui no dia de hoje. Sejam todos bem-vindos”, afirmou.

A secretária-geral adjunta, Andrea Leite, saudou os novos advogados e ressaltou a importância do Exame de Ordem. “Que todos nós aprovados no Exame de Ordem e a sociedade sejamos defensores desse exame. É o Exame de Ordem que demonstra para a sociedade e para advocacia que estamos preparados para exercer essa digna profissão”, revela.

O presidente da Comissão Regional de Itabaiana, Leonardo Barros Chagas, ressaltou o trabalho que vem sendo realizado pela OAB/SE, por meio da Comissão Regional em Itabaiana. Ele convidou os 12 novos advogados a se integrarem a Comissão da OAB. “A gente tem uma OAB forte quando a advocacia está unida, então vamos mostrar que esses novos colegas estão unidos a partir de hoje”, pontuou.

A presidente da CAASE, Hermosa França, parabenizou aos jovens advogados e destacou a importância da Caixa de Assistência dos Advogados como o braço social da Ordem. Hermosa falou dos serviços e convênios ofertados e convidou que todos os novos advogados participassem da CAASE.

Orador

A advogada Letícia Oliveira Santos foi a juramentista da turma. Ela juntamente com os demais colegas prometeu “exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais, defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

O orador da turma Juan Max Gois Mendonça destacou em seu discurso a enorme satisfação de estar recebendo a tão sonhada carteira profissional da OAB.  Ele agradeceu a família, aos colegas, professores e a todos que contribuíram e estiveram ao seu lado.

“É com muita ansiosidade que estamos aqui neste momento tão desejado, esse momento que foi pensado até mesmo antes de fazermos a prova da OAB. Um filme vem à cabeça lembrando a época não tão distante da faculdade ainda com o frescor da nossa festa de colação. Conseguimos com louvor desenvolver todas as atividades acadêmicas necessárias para a formação de bacharel, e ao concluí-las estamos aqui concretizando a nobre função de sermos oficialmente advogados. Nós merecemos chegar aqui, somos dignos desse momento. Sabemos que não será fácil, que é um desafio que começa, mas o sentimento é de muita esperança e força de vontade, de contribuir com a sociedade, em prol da justiça. Necessitamos defender as nossas prerrogativas e para isso iremos contar com o apoio da OAB. A partir de hoje saibamos que estamos a serviço da justiça, do Estado Democrático de Direito e das pessoas. A todos que estiveram ao nosso lado seremos eternamente gratos”, afirmou.

Homenagem

Após a solenidade de compromisso foi realizada uma homenagem ao advogado itabaianense, Amilton Gomes da Silva, pela passagem do Dia do Advogado. De acordo com o presidente da Comissão Regional de Itabaiana, Leonardo Chagas, o advogado Amilton Gomes foi escolhido por ser um veterano e por ter uma relevante história de vida e profissional em Itabaiana.

Durante a homenagem realizada na Praça Chiara Lubich, o homenageado recebeu uma placa. Segundo Leonardo Chagas, a solenidade contou com a presença dos três últimos presidentes da Comissão Regional de Itabaiana, Olivier Chagas, Wanderlei Almeida e Edênia Mendonça.

“Fiz questão de ressaltar que a presença dos ex-presidentes com a atual Diretoria da Comissão mostra a união da Regional do Agreste”, afirmou.

Ele ressaltou ainda que a grande maioria dos advogados da região esteve presente no evento, além da Diretoria da OAB, e representantes da CAASE e de Comissões da Ordem.