Presidente da OAB/SE participa do lançamento da Frente Parlamentar da Advocacia

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), Inácio Krauss, participou nesta terça-feira, 20, em Brasília, do lançamento da Frente Parlamentar da Advocacia. Participaram também do lançamento da frente o diretor-tesoureiro da OAB/SE, David Garcez, o ex-presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, o vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana Queiroz, o secretário-geral, José Alberto Simonetti, o secretário-geral adjunto, Ary Raghiant Neto, o coordenador do Colégio de Presidentes Seccionais da OAB, Paulo Maia, a coordenadora de comunicação do CFOAB, Fernanda Marinela, o presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, presidentes seccionais e deputados federais de vários partidos.

O grupo que reúne 199 parlamentares na Câmara dos Deputados é coordenado pelo deputado federal, Fábio Trad (PSD-MS). A frente é resultado de articulação da OAB junto a congressistas e deverá trabalhar intensamente em defesa de projetos de lei de interesse da advocacia e da cidadania.

Para Inácio Krauss, a Frente Parlamentar da Advocacia vai fortalecer as prerrogativas da advocacia e a melhor interlocução com os parlamentares nas duas Casas, a Câmara e o Senado.

O vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana Queiroz, ressaltou a importância da criação do grupo. “A constituição de uma Frente Parlamentar da Advocacia brasileira no Congresso Nacional é muito importante porque aqui poderemos discutir e conquistar novos direitos e novas prerrogativas, assegurando aos advogados e advogadas o exercício da sua profissão. A advocacia estará em diálogo permanente com os deputados e senadores mostrando a importância de ter homens e mulheres livres e independentes para fazer a defesa na sua mais ampla extensão”, ressaltou.

O coordenador do colégio de presidentes seccionais da OAB, Paulo Maia, destacou o caráter suprapartidário da OAB. “A contramajoritariedade, que é traço característico da advocacia, marca a coragem de homens como Raimundo Faoro, Sobral Pinto, que fizeram com que a OAB, não obstante seja também um conselho de classe, fosse algo a mais, porque é composta por esses homens que não baixam a fronte, que não esmorecem o semblante, mas que se colocam na frente de todo aquele, independentemente de qualquer viés, esteja suprimindo as liberdades, o direito de expressão e a vida em sociedade. O partido da OAB é o Brasil e sua ideologia é a Constituição Federal”, afirmou.

O deputado Fábio Trad salientou que a Frente Parlamentar da Advocacia se constituiu na Câmara dos Deputados com o objetivo primordial de defender de forma vibrante a Constituição Federal e os seus valores. “Não será um espaço de entronização das demandas corporativas apenas, embora sejam sim importantes, mas também no plano institucional. A Frente Parlamentar não faltará com a advocacia brasileira e fará, na realidade, em forma de libelo constante, a defesa dos projetos de lei que visam a fortalecer as prerrogativas da advocacia. Unimos a advocacia pública e privada e assim fortaleceremos cada vez mais a nossa apaixonante profissão”, disse o parlamentar.

*Com informações do CFOAB