Revista e entrada da advocacia nos fóruns, honorários e agilidade na expedição de alvarás foram temas de reunião entre a Diretoria da OAB/SE e AMASE

Nesta terça-feira, 17, pela manhã, a Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), recebeu a visita de cortesia do presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe (AMASE), Gustavo Adolfo Plech Pereira, e do vice-presidente, Roberto Alcântara de O. Araújo. Os representantes da AMASE foram recepcionados pelo presidente da OAB, Inácio Krauss, pelo secretário-geral, Aurélio Belém, e pelo tesoureiro, David Garcez.

De acordo com o presidente da OAB, Inácio Krauss, a visita de cortesia foi uma oportunidade para os representantes das duas entidades aprofundarem a discussão de questões importantes da classe, a exemplo da advocacia dativa. “Fiquei muito satisfeito com a sensibilidade do presidente da Amase, Gustavo Plech, que ouviu os nossos pleitos e se comprometeu em ajudar e a buscar soluções para as demandas que foram apresentadas na reunião”, afirmou.

O secretário-geral da OAB, Aurélio Belém, disse que no encontro foram tratados pontos específicos, fruto de reclamações e questionamentos da advocacia. Entre os assuntos abordados estava a problemática dos honorários fixados para a advocacia dativa, a nomeação dos dativos e a sua uniformização, além de questões relacionadas à entrada e revista dos advogados nas portarias dos fóruns do interior e alguns pontos específicos que ocorrem em determinadas comarcas do Estado, bem como fixação de dia para recebimento de alvarás.

O tesoureiro, David Garcez disse que “percebemos muito boa vontade da Direção da AMASE em somar forças com a OAB na tentativa de resolver as questões de maneira administrativa, contando com o bom-senso dos magistrados e também dos advogados em busca de uma prestação jurisdicional mais célere para o cidadão e honorários mais dignos para a advocacia”, salientou.

O presidente Inácio Krauss disse que agora a OAB vai aguardar as tratativas institucionais que serão feitas com a AMASE, que prometeu a Diretoria da Ordem um retorno breve. “Vamos a partir desse retorno avaliar a solução das questões, caso persistam aí iremos discutir o próximo passo, mas a expectativa é de que as situações sejam resolvidas nesse somatório de forças em busca do bem comum”, enfatizou.

O presidente da AMASE, Gustavo Plech, revelou que foi uma visita de cortesia em retribuição a que foi feita pela Diretoria da OAB a AMASE. “Fizemos questão de retribuir essa visita, estreitar os laços, criar um ambiente em que a gente possa solucionar pequenos problemas de um ou de outro lado dentro de uma composição e entendendo que esse sempre é o melhor caminho. Foi uma conversa muito agradável”, pontuou.

Plech ressaltou que tratou genericamente de várias situações, a exemplo da questão dos dativos. “Ouvimos a opinião do presidente Inácio Krauss e ele também ouviu as nossas ponderações e a partir daí nós vamos tentar chegar a um termo que seja agradável para as duas instituições”, salientou.

Ainda quanto a advocacia dativa ficou acertado que seria solicitada uma reunião com a presidência do TJSE, OAB/SE, Comissão de Apoio à Advocacia Dativa e AMASE para ajustamento de pontos da resolução que pretende regulamentar a inscrição e nomeação da advocacia dativa.