OAB entrega carteiras a 35 novos advogados e advogadas

A manhã da última sexta-feira, 27, foi especial para os 35 jovens advogados e para um estagiário que participaram da solenidade de compromisso no Plenário da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE). A cerimônia foi de muita emoção para os jovens advogados e advogadas, familiares e amigos.

A Diretoria da Seccional da Ordem em Sergipe esteve presente na solenidade. O presidente Inácio Krauss, a vice-presidente, Ana Lúcia Aguiar, o secretário-geral, Aurélio Belém, a secretária-geral adjunta, Andrea Leite, o diretor-tesoureiro, David Garcez, e a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), Hermosa França, e a vice-presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, Bárbara Toledo, saudaram os novos colegas.

A solenidade foi aberta pelo presidente da OAB/SE, Inácio Krauss. Ele saudou a todos e deu às boas-vindas. Na oportunidade, Krauss destacou a importância da profissão ao revelar que a advocacia não é melhor do que as outras, mas tem uma responsabilidade maior por estar inserida na Constituição Federal. “Nosso papel como advogado, como advogada vai muito mais além do que só a advocacia. Temos um papel institucional, um papel social com a nação muito importante e por isso estamos na Constituição”, afirmou.

O presidente da Ordem também ressaltou o valor do Exame de Ordem, que vem sendo tão combatido. “O Exame de Ordem é um instrumento de proteção da sociedade”, destacou.

CAASE

A presidente da CAASE, Hermosa França, parabenizou a todos os novos advogados e falou sobre a atuação e benefícios que a Caixa de Assistência oferece aos advogados e advogadas de Sergipe. “A CAASE é o braço social da OAB/SE, é quem acolhe os advogados e familiares na parte social, de lazer e saúde. Cuida do bem-estar de vocês com muito carinho”, ressaltou.

Hermosa também falou dos convênios e serviços oferecidos, a exemplo de consultório odontológico na capital e nas regionais, estúdio de pilates para advogados e dependentes, escritório modelo, entre outros benefícios.

A vice-presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, Bárbara Toledo, disse que se sentiu muito feliz em ver tantos colegas ingressando no sistema OAB. “O Conselho foi criado recentemente e tem total apoio da Diretoria, em especial do nosso presidente. Ele foi criado justamente para dar uma autonomia maior para tantos colegas que chegam a nossa casa. “Nós, a jovem advocacia somos mais da metade do quadro de advogados do Brasil e recentemente conseguimos uma vitória expressiva que foi a redução da cláusula de barreira e agora vamos poder participar das eleições do sistema OAB não só na condição de eleitores como também de candidatos. Com três anos já podemos fazer parte do Sistema OAB”, ressaltou.

Bárbara Toledo disse que a jovem advocacia lida com diversos enfrentamentos e o Conselho está à disposição para acolher a todos os novos advogados. “Aqueles que quiserem fazer parte do Conselho é só procurar a Secretaria e será uma satisfação receber cada um de vocês com demandas e sugestões”, afirmou.

Saudação

O conselheiro seccional Glover Rubio dos Santos Castro deu as boas-vindas aos advogados e advogadas que ingressaram na carreira e também aos familiares que serviram de alicerce e sustentáculo da luta de cada um dos novos advogados.

Glover Castro afirmou que rememorou que em 2004 ingressou nos quadros da Ordem e disse que trilhou a carreira com perseverança e com luta. “Estamos presenciando ataques a advocacia diuturnamente, ataques esses que pretendem afastar o advogado do seu múnus, ou seja, da própria justiça. Sem o advogado não há justiça e sem justiça não existe o Estado Democrático de Direito. É com essa visão que os nobres advogados e advogadas têm que iniciar. Tem que ser combativo sem ser deselegante, mas tem que ser duro na hora que for necessário. Os senhores e as senhoras a partir de agora não têm somente um certificado, uma autorização para exercer a advocacia. Tem em suas mãos um instrumento para poder ter voz ativa na defesa da democracia e da República, sobretudo na defesa daquelas pessoas que mais necessitam. Lutem sempre. Sejam bem-vindos”, destacou.

O secretário-geral, Aurélio Belém, disse que não existe segredo para o sucesso, mas existe um tripé de sustentáculo para que os advogados possam prosseguir altivos na luta diária da advocacia. “Na minha ótica esse tripé é imprescindível, o rigor técnico, ético e a coragem. Faço questão sempre de lembrar a frase do imortal Sobral Pinto que dizia que a advocacia não é profissão para covardes. Com essa mensagem eu espero que os colegas e as colegas lembrem-se sempre do juramento que hoje fizeram aqui, sempre lembrem das palavras aqui proferidas e juradas, que serão melhor guia para alcançar e trilhar uma carreira profissional de sucesso e de serviços prestados ao nosso Estado Democrático de Direito”, disse.

Novos advogados

A advogada Isabelle Santos Araújo foi à juramentista e disse que para ela a expectativa na carreira é muito grande. “É a minha segunda graduação e agora quero começar nesse novo segmento, buscando aliar a teoria com a prática do Direito”, revelou.

Isabelle Araújo também destacou a importância do Exame de Ordem. Segundo ela, atualmente existem muitas faculdades de Direito, são muitos alunos, e o Exame de Ordem serve justamente para nivelar um pouco e também para valorizar a profissão.

A oradora da turma, Débora Lima Santos Ferreira, ressaltou que o momento da solenidade de compromisso foi para ela um sonho que estava se tornando realidade. “Eu acabei adiando um pouco esse momento. Fiz outra graduação por causa da necessidade pessoal e depois de muita insistência de amigos e do apoio da família consegui concluir o curso de Direito e graças a Deus estou com a carteirinha da OAB na mão. Este realmente é um sonho de infância, esse dia para mim está sendo muito emocionante”, enfatizou.
Ela desejou ainda todo o sucesso para os colegas. “A gente sabe que não é fácil, mas não é fácil em lugar nenhum, profissionais a gente tem vários em todos os ramos, mas a gente precisa ser melhor, precisa ter ética e fazer a diferença. A gente também precisa cuidar do ser humano como pessoa, não só vendo a parte financeira. A gente tem essa responsabilidade social também. Sucesso a todos”, disse.
Realização

O jovem advogado Tarick Carvalho Alcântara revelou que o sentimento é de realização. “Muitas batalhas foram conquistadas até chegar a esse momento aqui. É uma realização pessoal e profissional”, destacou. Segundo ele, agora com a carteira da OAB na mão é hora de cair em campo e trabalhar.

Tarick também avaliou o Exame de Ordem importante porque segundo ele nivela para saber se a pessoa está preparada para começar a atuar e fazer a defesa das pessoas.

O jovem advogado Ícaro Alves Lima disse que ficou muito feliz com a conquista. “É um sonho realizado, eu sempre quis ser advogado e esta emoção é indescritível. Foi difícil chegar aqui, foi árduo o caminho, mas valeu muito a pena”, afirmou.

Ícaro ressaltou a importância do Exame de Ordem. “Eu acho que deveria ter uma forma ainda maior de peneirar. É triste, lamentável, essa ideia de querer acabar com o exame. Sou extremamente a favor da prova”, ressaltou.