Ex-presidente da OAB/SE é outorgado com Medalha Pontes de Miranda

O advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, José Francisco da Rocha (Rochinha), foi outorgado nesta terça-feira, 02, a mais alta condecoração concedida pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5. Formado pela Antiga Faculdade de Direito, Rochinha possui 63 anos de atuação na advocacia e foi presidente da OAB/SE de 1968 a 1969.

A cerimônia contou com a presença do presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, que enalteceu ao legado exímio de José Francisco da Rocha. “Rochinha orgulha muito nossa classe. Em 30 anos de existência dessa condecoração, que é entregue a 3 personalidades por ano, Rochinha é o quinto advogado a recebê-la. É uma merecida homenagem a um ser humano ilustre”, disse.

Além de Rochinha, também foram homenageados o desembargador federal, Manoel Erhardt, e o advogado, Evilásio Feitosa da Silva. O presidente do TRF5, desembargador federal, Vladimir Carvalho, abriu a solenidade e, em seguida, o desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima discursou em nome da Corte, destacando a trajetória de cada um dos agraciados.

Vladimir Carvalho, que é sergipano, parabenizou-os, destacando, em especial, a trajetória do conterrâneo. “José Francisco da Rocha não é só um advogado com 93 primaveras, mas é, antes de tudo, um pedaço vivo da história jurídica de Sergipe. Mais do que uma rocha, simboliza uma cordilheira de montanhas, dessas que engrandece o meio em que nasceu e em que vive”.

O desembargador federal, Oliveira Lima, também destacou o trabalho do homenageado. “José Francisco da Rocha é um homem que tem uma vida inteira longa e rica dedicada ao Direito. Mais do que a Medalha Pontes de Miranda, vossa excelência merecia uma medalha olímpica. É com imenso jubilo que o TRF5 confere a vossa excelência o Grande Colar de Alta Distinção”.

Rochinha revelou estar feliz com a homenagem. “Sinto-me muito honrado com esta recepção. Sou muito grato pelo reconhecimento”, destacou José Francisco.

A Medalha Pontes de Miranda foi criada pela Resolução nº 9/90 e tem como patrono o jurista alagoano Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda. Nascido em 23 de abril de 1892, em Maceió/AL, Pontes de Miranda se graduou em direito pela Faculdade de Direito do Recife. Também era filósofo, matemático, advogado, sociólogo, professor universitário e diplomata.

Fotos:  Juliana Galvão