Curso, seminário e fórum integram a agenda da ESA neste mês de outubro

Neste mês de outubro, a Ordem dos Advogados do Brasil, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA) elaborou uma programação bastante diversificada para os advogados, advogadas e o público em geral. Curso, seminário, capacitação e fórum integram a programação, com treinamentos e debates sobre diferentes temáticas.

Confira alguns eventos da programação.

Oficina da CMCA

O próximo evento a ser realizado é a Oficina da CMCA, que acontecerá na quarta-feira, 9, das 16h às 18h, no Plenário da OAB/SE. A oficina da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem (CMCA) terá como palestrantes a advogada e professora do Departamento de Direito da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Karyna Sposato, que vai abordar o tema “Justiça Juvenil Restaurativa”; a advogada Clair Munareto, que falará sobre a temática “Uma Nova Escola a partir da Mediação do Conflito Escolar”; e a advogada e professora Simone Xavier, que abordará o tema “Comunicação não Violenta nas Escolas”. O curso é gratuito. Para se inscrever, basta clicar aqui.

Curso Prático de Iniciação à Advocacia Eleitoral – Regional Lagarto

No dia 9, das 18h30 às 21h30, acontece na sede da Regional Lagarto da Ordem dos Advogados do Brasil o Curso Prático de Iniciação à Advocacia Eleitoral.  O curso terá como expositor o advogado militante na área do Direito Eleitoral e vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SE, Wesley Araújo. Entre os temas abordados estão “Princípios do Direito Eleitoral”, “Organização e Competência da Justiça Eleitoral”, “Dos Partidos Políticos”, “Propaganda Eleitoral” e Financiamento de Campanha Eleitoral e Prestação de Contas”. O evento é voltado para advogados, estagiários, estudantes e demais profissionais que tenham interesse na iniciação prática do Direito Eleitoral. As inscrições para o curso podem ser realizadas aqui. O valor do investimento para a classe é de R$ 30,00; para a Jovem Advocacia (até 5 anos de inscrição), R$ 25,00; Advocacia Sênior (mais de 60 anos de idade), R$ 25,00; estudante R$ 20,00; e outros profissionais, R$ 40,00.

Questões Práticas de Direito de Família

Será realizada de 14 a 17 de outubro, na Sala da ESA, às 19h, a capacitação telepresencial “Questões Práticas de Direito de Família”. O evento é promovido pela Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), Conselho Federal da OAB, por meio da Escola Nacional de Advocacia (OAB-ENA). Entre os temas abordados estão: “Alienação parental”, a ser ministrado no dia 14, pelas palestrantes Eliana Riberti Nazareth e Viviane Girardi; “Da renúncia à herança”, no dia 15, a ministrado pelo palestrante Mario Luiz Delgado; “Guarda compartilhada”, no  16, a ser ministrado pelo Desembargador Antônio Carlos Malheiros; e “A família e suas finanças”, no dia 17, pelo palestrante Alan Soler Marques. As inscrições para o curso podem ser realizadas aqui. O valor do investimento para a classe é de R$50,00, para a Jovem Advocacia (até 5 anos de inscrição), R$ 40,00; Advocacia Sênior (mais de 60 anos de idade), R$ 40,00; estudante R$ 30,00; e outros profissionais, R$ 60,00.

Acontecerá no próximo dia 23, no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), o “I Fórum da Comissão da Pessoa Idosa – As Políticas Públicas da Pessoa Idosa: Atualidades e Perspectivas”. O evento acontece das 13h30 às 17h e discutirá inúmeros temas. Entre eles, “Glaucoma na Terceira Idade: Prevenção e Tratamento”, que terá como palestrante o oftalmologista Diego Torres; “Cuidando do Cuidador”, que será abordado por Tania Mara Azevedo e Home Angels; “Cuidados com o idoso restrito ao leito”, que terá como palestrante a geriatra Juliana Silva Santana Pereira; e haverá uma mesa redonda sobre o tema “A Política da Pessoa Idosa no Estado de Sergipe”, com a participação do presidente do Conselho da Pessoa Idosa no Estado de Sergipe, Durval Andrade, e da presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Maria José Silva Matos. A inscrição é solidária Inscrição: 1 pacote de fralda geriátrica e pode ser feita aqui.

Seminário: Negócios Jurídicos Processuais e a Advocacia no Século XXI

Será realizado no próximo dia 31, às 9h, na Sala de Aula da ESA, o “Seminário: Negócios Jurídicos Processuais e a Advocacia no Século XXI”. No evento será abordado o Código Processo Civil e a possibilidade das partes celebrarem negócios jurídicos processuais, que ganhou destaque com a legislação a ponto de se precisar repensar a advocacia no Século XXI. O Seminário terá como palestrante o advogado, consultor jurídico e professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Pedro Henrique Nogueira. As inscrições para o Seminário podem ser realizada aqui. O valor do investimento para a classe é de R$30,00, para a Jovem Advocacia (até 5 anos de inscrição), R$ 20,00; Advocacia Sênior (mais de 60 anos de idade), R$ 20,00; estudante R$ 15,00; e outros profissionais, R$ 30,00.