Em fato histórico, representação da advocacia sergipana é integralmente feminina em reunião do CFOAB

Nesta segunda-feira, 07, a representação da advocacia sergipana foi integralmente feminina na reunião ordinária do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Participaram do encontro as conselheiras federais do Estado, Adélia Pessoa, Glícia Salmeron e Tatiane Goldhar.

O triênio 2019/2021 da OAB/SE foi eleito com um Conselho Seccional paritário – composto pelo mesmo número de homens e mulheres. Para a representação de Sergipe na OAB Nacional, também há paridade: foram nomeados 3 conselheiras e 3 conselheiros federais.

“A bancada de Sergipe, composta paritariamente, tem um marco de representação sensato, progressista e consciente sobre o papel da OAB. A participação de três conselheiras na sessão nacional demonstra a importância que damos à voz da mulher na instituição”, considera Glícia.

Adélia Pessoa, também presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, relembra a vanguarda da seccional. “Em 1987, fui eleita para representar Sergipe no CFOAB. Naquele tempo, éramos apenas quatro mulheres, em um total de 81 membros. Hoje, o número cresceu, mas Sergipe é vanguarda de representação feminina”, abaliza a conselheira.

“A participação da mulher nos espaços de decisão da OAB deve ser encarada como sinal de desenvolvimento da democracia e do aperfeiçoamento do sistema representativo. Sabemos que há ainda muito a caminhar até que a participação da mulher nos espaços de decisão seja um fato normal, superando as amarras de séculos de exclusão e subalternidade”, pondera.

Para Tatiane Goldhar, a participação inteiramente feminina – um marco histórico na seccional – chancela o compromisso da entidade com a quebra do teto de vidro – a barreira invisível que impede o processo de ascensão de mulheres às posições hierárquicas ou de liderança.

“Não restam dúvidas de que nossa participação coroa a proposta da gestão de estimular e viabilizar a participação feminina de forma ativa e constante nos quadros da OAB e nas decisões mais estratégicas para a instituição e para a advocacia”, avalia a conselheira.

Durante a reunião ordinária, Tatiane foi empossada conselheira federal da entidade. “Após 6 anos de atuação no Conselho da Seccional da OAB/SE, chegou o momento de contribuir no âmbito federal. Agradeço à seccional pelo reconhecimento e a indicação desse trabalho”.

As representantes deliberaram e opinaram sobre questões estratégicas para a classe. Entre as pautas que foram discutidas, propostas sobre a Reforma da Previdência, a unificação nacional das Normas de Registros das Sociedades de Advocacia, o uso medicinal da canabbis, etc.