Solenidade de compromisso é marcada por defesa e ressalva da função social da advocacia

A solenidade de compromisso de novos advogados e advogadas realizada nesta quarta-feira, 13, em Aracaju, foi marcada pela defesa e ressalva do papel da advocacia. Os discursos da cerimônia destacaram a profissão como um múnus público honroso e um edifício da cidadania.

“A advocacia é mais que um mérito, é uma missão: sobretudo, de fomentar e respeitar os princípios da democracia que objetivam uma sociedade mais justa, equitativa, próspera e tolerante. Advogar é um ato de vocação”, discursou a oradora da turma, Ana Paula Menezes.

Na ocasião, cerca de 70 profissionais firmaram o compromisso de defender a justiça social, os direitos humanos, a cidadania e o Estado Democrático de Direito. Responsável por proferir o discurso de boas-vindas, o ex-presidente da OAB/SE, Manuel Cruz, ratificou a missão da classe.

“Podem modificar muita coisa no mundo, mas o advogado e a advogada sempre existirão. Sempre serão chamados para fazer a defesa de alguém. Uma caneta pode decidir muitas situações. Portanto honrem essa caneta. Honrem essa tão honrosa profissão”, disse Manuel.

“Temos duas mãos para conseguir retirar as pedras de nosso caminho. Duas mãos para o uso de uma caneta que pode mudar o destino e o caminho dos mundos. Nossa profissão é nobre. Exerçam com sacerdócio: as nossas bíblias são os códigos, livros e estudos”, aconselhou.

Foi a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe, Susan Cruz, que apresentou o currículo do ex-presidente da Ordem. “Sinto-me muito honrada de ser a porta voz do currículo de Manuel Cruz, meu pai, neste momento tão importante”, afirmou.

“Ele sempre esteve nas trincheiras incondicional da advocacia. Um advogado sempre alegre, ser humano ímpar e pai excepcional. É advogado militante há 40 anos, visa à democracia forte e tem uma verdadeira história de amor pela OAB, a qual dedicou duas décadas”, explanou.

O presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, também saudou os jovens profissionais, convidando-os à atuação diária da entidade em defesa da sociedade. “Tenham a OAB como porto e farol e juntem-se ao nosso trabalho. O papel da advocacia vai além de advogar. Temos um compromisso constitucional com a sociedade. Esse é nosso papel social”, pontuou Inácio.