OAB/SE participa de caminhada em prol do trabalho seguro e contra o trabalho infantil

Na manhã do último sábado, 23, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE) participou de uma caminhada no Centro da capital, em prol do trabalho seguro e contra o trabalho infantil. Com o tema “Trabalho Seguro, Sim. Não ao Trabalho Infantil”, a ação promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região contou com a participação da presidente do TRT/20, Vilma Leite Machado Amorim, do vice-presidente do TRT, Thenisson Santana Dória, e de representantes de diversos órgãos.

Da OAB/SE estiveram presentes a vice-presidente, Ana Lúcia Dantas Souza Aguiar, que na oportunidade representou o presidente da Ordem, Inácio Krauss; a secretária-geral da Comissão da Infância, Adolescência e Juventude da OAB/SE e representante da OAB/SE na Coordenação Colegiada do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti/SE); Verônica Passos Rocha Oliveira; e o presidente da Comissão dos Direitos Sociais e Segurança do Trabalho da OAB/SE, Clodoaldo Andrade Júnior.

O evento organizado conjuntamente pelos gestores dos Programas “Trabalho Seguro” e “Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem” do TRT20, desembargadores Thenisson Santana Dória e João Aurino Mendes Brito, respectivamente, teve como objetivo conscientizar e sensibilizar a sociedade quanto à importância de promover o trabalho de forma segura e combater continuamente o trabalho infantil. Durante a ação houve a distribuição de cartilhas educativas, atividades lúdicas e de interação com o público.

Conscientização

A vice-presidente da OAB/SE, Ana Lúcia Aguiar, destacou a parceria que a OAB/SE tem com o TRT20 e a importância do evento. De acordo com Ana Lúcia, a Ordem enquanto defensora não só das prerrogativas da advocacia, mas também dos direitos sociais e da sociedade tem um papel preponderante em fazer essa defesa contra a mão de obra do trabalho infantil, defender as nossas crianças que é o futuro do nosso País, bem como o trabalho seguro através das suas comissões dos Direitos Sociais e Segurança do Trabalho e da Infância, Adolescência e Juventude.

“A caminhada de sábado foi um ato importante para que pudéssemos alertar não só o Comércio do Centro de Aracaju como também da sociedade como um todo de que lugar de criança é na escola, estudando e se preparando para a fase de adolescência e adulta. A gente quando se posiciona contra a exploração da mão de obra infantil é contra o trabalho, o trabalho escravo, o trabalho da criança porque tudo isso é contrário ao que preconiza a nossa Constituição Federal”, enfatizou.

O presidente da Comissão dos Direitos Sociais e Segurança do Trabalho da OAB/SE, Clodoaldo Andrade Júnior, ressaltou que quando as instituições se propõem a ir até onde o povo está saem distribuindo sementes e criando multiplicadores, fazendo com que a sociedade atue diretamente nas políticas para as quais as instituições foram criadas.

“Nessa caminhada, o objetivo foi convocar a população a se conscientizar de que são necessárias políticas de segurança do trabalho para que os trabalhadores  possam ter a certeza de que sairão de suas casas para trabalhar e voltarão com sua integridade física e mental  preservadas, além de conscientizar as pessoas de que o trabalho infantil não traz futuro para criança alguma, e que na verdade tira da criança a esperança  de poder ser um profissional qualificado no futuro e ter uma melhor condição de vida pra si e para a sua família. Por isso é que é tão importante esses momentos em que as instituições se propõem a sair de dentro de seus prédios e ir até onde o povo está, caminhando junto com o povo e conscientizando a população”, salientou.

A secretária-geral da Comissão da Infância, Adolescência e Juventude da OAB/SE e representante da OAB/SE na Coordenação Colegiada do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti/SE); Verônica Passos Rocha Oliveira, também destacou a relevância da caminhada decorrente da mobilização do TRT20 em prol da proteção do trabalhador a fim de estimular o trabalho decente e contra o trabalho infantil.

“Foi à primeira campanha de mobilização encabeçada pelo TRT20 e a OAB/SE não poderia deixar de incentivar e apoiar. A iniciativa conscientizou a sociedade sobre tão importante pauta que é o trabalho decente, a diminuição dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais e também com a conscientização de que o trabalho infantil é uma violação de direitos de crianças e adolescentes”, pontuou.

O ato culminou com a celebração no Mercado das Flores, com ginástica laboral e orientação postural, barraca de leitura e atividades lúdicas, distribuição de lanche e apresentação musical do Projeto Bacuri.