OAB/SE entrega carteiras a 28 novos advogados e advogadas

Na tarde desta terça-feira, 21, um total de 28 novos advogados e advogadas participaram da primeira solenidade de compromisso de 2020 realizada no Plenário da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE). A cerimônia foi emocionante e contou com a presença de familiares e amigos dos bacharéis em Direito.

A Diretoria da Seccional da Ordem em Sergipe esteve presente na solenidade. A vice-presidente, Ana Lúcia Aguiar; a secretária-geral adjunta, Andrea Leite de Souza; e a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), Hermosa França. A solenidade contou ainda com a participação do presidente da Associação Sergipana de Advogados Trabalhistas (ASSAT), Marcos D’Ávila; e o advogado e ex-conselheiro da OAB/SE, Hilton Marques, que saudaram os novos colegas.

A solenidade foi aberta pela vice-presidente da OAB/SE, Ana Lúcia Dantas Souza Aguiar, que na oportunidade representou o presidente da Ordem, Inácio Krauss. Ela saudou a todos e deu às boas-vindas. “Quero desejar as boas-vindas a todos os nossos colegas e aos familiares. A Casa da Cidadania, a Casa da Democracia abre suas portas para recebê-los com muita alegria,”, ressaltou.

Instituição forte

Na oportunidade, Ana Lúcia destacou que a solenidade de compromisso é um momento especial para todos e salientou a luta e a caminhada feita por todos os bacharéis para conseguir alcançar o tão desejado sonho de se tornar advogado e advogada da OAB/SE. “Estamos passando por um momento muito difícil em nosso País em relação a nossa legislação, as leis trabalhistas, os direitos dos trabalhadores, a democracia, mas a instituição OAB é forte, é uma instituição formada por advogados e advogadas que imbuídos no dever de defender o direito do cidadão, a Constituição Federal brasileira não se curva porque como bem disse Sobral Pinto “à advocacia não é profissão para covardes””, disse.

Ana Lúcia ressaltou ainda a defesa das prerrogativas dos advogados e advogadas feita pela OAB. “Saibam que vocês têm nesta instituição a partir de agora a guardiã das prerrogativas do direito que vocês vão defender. Não tenham medo, confiem e defendam os direitos dos seus clientes com atuação ética e principalmente com coragem. Nesse momento especial quero mais uma vez dizer que vocês são muito bem-vindos a esta Casa. Participem das nossas Comissões Temáticas, conheçam a instituição porque a partir de agora vocês começam a trilhar realmente o caminho da advocacia, e eu confesso a vocês que é muito bom advogar”, afirmou.

A presidente da CAASE, Hermosa França, cumprimentou a todos os novos advogados e ressaltou a atuação e benefícios que a Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe oferece. “A CAASE é o braço social da OAB/SE, é o local de aconchego e acolhimento dos advogados e seus familiares”, revelou.

Convênios e benefícios

Segundo Hermosa, na CAASE os advogados e advogadas desfrutam de diversos benefícios e convênios. “Temos um estúdio de pilates, consultório odontológico na nossa sede e nas regionais de Largarto e Itabaiana. Também temos convênios com clínicas médicas, restaurantes e estabelecimentos de diversos ramos do comércio, há ainda um clube de corrida e um convênio com o Clube da Caixa Econômica Federal, que é mais uma opção de lazer e atividades esportivas para os advogados e advogadas. Além disso, contamos com um escritório modelo, que todos vocês podem usufruir. A CAASE terá muito prazer em recebê-los. Sejam muito bem-vindos”, afirmou.

A secretária-geral adjunta, Andrea Leite, saudou e deu as boas-vindas a todos. “Este é um momento ímpar na vida de cada um de vocês e de suas famílias. Essa é uma conquista da família, foram anos de estudo, de dedicação, de momentos que vocês tiveram que passar afastados da família por um propósito que está sendo alcançado nesta data. Falar da advocacia é para mim emocionante, em um momento como esse eu não tenho como não rememorar o que se passou na minha vida há quase 15 anos, quando recebi a minha credencial de advogada. Quero aqui deixar registrado para os novos advogados e advogadas que hoje se inicia uma caminhada muito linda. A advocacia é realmente uma profissão para os bravos, para as bravas. Quero desejar a todos muita sorte e que vocês se dediquem a profissão e continuem se aprimorando e estudando. Sejam defensores do Exame de Ordem, da advocacia, da democracia e das suas prerrogativas. Parabéns, sejam muito bem-vindos a OAB!”, ressaltou.

Novos advogados

A advogada Ana Paula Figueiredo Sotero foi à juramentista. No juramento todos prometeram exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.

A oradora da turma, Sabrina do Espírito Santo Almeida, disse que aquele era um momento muito especial e de agradecimento. “Nesse objetivo de conseguir ter a possibilidade de advogar nenhum de nós, novos advogados, estivemos sós. Tivemos familiares, amigos, professores que nos possibilitaram chegar aqui no momento de hoje, então é um momento de agradecimento e de partilha”, ressaltou.

Ela disse ainda que para além do agradecimento, aquele foi o momento também para reforçar o compromisso dos novos advogados e advogadas com a ética. “A tão falada ética, do Código de Ética, das palestras, que vemos na Constituição, nas leis. Temos que reforçar nesta solenidade o nosso compromisso com o exercício de uma advocacia ética bem como com o nosso compromisso enquanto operadores do Direito de estarmos atentos as mudanças sociais, econômicas e políticas, afinal de contas o Direito, é sem dúvida nenhuma, uma área que exige muita atenção as atualizações e mudanças. Temos que estar atentos para assegurar os direitos do cidadão e acima de tudo a preservação das instituições democráticas a qual sem dúvida a OAB faz parte, e exigir de nós uma atuação compromissada e corajosa”, afirmou.