OAB/SE participa da abertura do ano Judiciário no TRT20

Nesta sexta-feira, 31 de janeiro, o Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20), realizou no auditório da Escola Judicial do TRT da 20ª Região (EJUD20) a abertura do ano do Judiciário. O presidente da Comissão de Direitos Sociais e Segurança do Trabalho, Clodoaldo Andrade Alencar, representou o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, na solenidade.

Clodoaldo Andrade Alencar ressaltou que o evento realizado pelo TRT20 foi de suma importância para que todos pudessem saber como está a Justiça do Trabalho da 20ª Região. “Confesso que fiquei impressionado com as ferramentas de controle e gestão que foram implementadas no Tribunal, e também as ferramentas administrativas que têm feito com que o TRT20 consiga funcionar apesar da redução de quase 50% do seu orçamento e com perspectiva de uma diminuição ainda maior”, afirmou.

Ele declarou ainda que o empenho e o sentimento de pertencimento dos servidores do TRT20 é algo que impressiona e que pode servir de modelo para qualquer outra instituição. “É importante que a sociedade conheça a Justiça do Trabalho por dentro e veja o esforço que ela faz. Trata-se de uma máquina pública que efetivamente já se modernizou e está procurando se modernizar ainda mais, e que tem uma boa gestão com os recursos públicos. Esse modelo de gestão é o que a gente gostaria de ver em diversas esferas do poder público, no Executivo municipal e estadual, e no próprio Legislativo. É importante que essa evolução alcançada pelo TRT20 também aconteça em todas as demais esferas dos poderes públicos”, enfatizou.

Parceria

A presidente do TRT20, desembargadora Vilma Leite Machado Amorim, apresentou durante a solenidade um balanço das atividades do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região no ano de 2019. “Entendemos ser muito importante passarmos para os servidores, magistrados e a sociedade em geral uma retrospectiva do ano 2019, aquilo que nos propusemos a fazer e aquilo que de fato conseguimos fazer, falar das dificuldades e dos desafios que nós enfrentamos no ano passado, os resultados que obtivemos e também a programação para este ano de 2020”, ressaltou.

A presidente do TRT20 está no segundo ano de gestão e segundo ela ainda há muito a fazer. “Temos ciência que cada minuto, cada dia, cada mês é fundamental para a construção dessa missão que é a prestação jurisdicional. Tivemos resultados muito positivos em relação ao cumprimento das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), mas ainda temos alguns desafios como o tempo médio de duração do processo, visto que nosso tempo ainda é longo e essa meta nós ainda não cumprimos. Conseguimos cumprir outras seis metas que também são muito importantes e temos que valorizar todas essas conquistas que foram alcançadas graças ao empenho do servidor e do magistrado que estão muito conscientes das suas responsabilidades e compromisso com o Tribunal e a Justiça do Trabalho”, salientou.

Vilma Amorim também destacou a parceria do TRT20 com a OAB/SE. “Dr. Inácio tem sido um grande parceiro, bem como toda a Diretoria da Ordem, que tem participado dos nossos eventos e nos ajudado muito, inclusive dando feedback em relação Processo Judicial Eletrônico (PJe). A OAB integra o Comitê de Gestão do PJe e contribui de maneira bastante prática e efetiva. Essa parceria com a Ordem dos Advogados tem sido fundamental e nos ajuda muito”, declarou.