Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da II Turma do Curso de Capacitação de Facilitadores de Círculos Restaurativos e de Construção de Paz

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para preenchimento de vagas à comunidade, referentes a II TURMA do Curso de Capacitação de Facilitadores de Círculos Restaurativos e de Construção de Paz. O curso terá inicio no próximo dia 5 de março, na Sala da Escola Superior de Advocacia (ESA).  A iniciativa é uma parceria da OAB/SE, por meio da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem (CMCA) com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese).

Nesta turma estão sendo ofertadas 30 vagas, dentre as quais cinco serão ofertadas a comunidade a partir dos critérios de seleção discriminados através do edital publicado no site da Fapese (www.fapese.org.br). A divulgação do resultado será publicada no site da Fapese no dia 20 de fevereiro de 2020. Após a divulgação do resultado, os cinco selecionados terão até dia 28 de fevereiro para efetuar a inscrição na secretaria da ESA, localizada na Rua Tenente Martinho Garcez, 71, Centro, Aracaju-SE, sob pena de serem chamados os demais concorrentes, na ordem da classificação.

O curso será ministrado pela professora Dr.ª Daniela Carvalho Almeida da Costa e terá como docente-monitor a bacharel em Direito Jéssica Menezes Martins Cardoso. O objetivo do curso é formar facilitadores judiciais em círculos de Justiça Restaurativa e construção de paz que estejam aptos em atuar em conflitos de natureza judicial e extrajudicial.

Carga horária

A carga horária será de 70 horas/aula, sendo 46 horas-aula teórico-vivencial e 24 horas-aula de prática simulada supervisionada. As aulas acontecerão às quintas-feiras, das 18h às 22h e às sextas-feiras, das 8h às 12h30; e das 13h30 às 19h.

De acordo com a presidente da CMCA, Patrícia França, o curso chega em momento de grande expansão da Justiça Restaurativa no País. “Este curso garante o aprendizado qualificado e compatível com os princípios norteadores da Justiça Restaurativa. Eu, particularmente muito me orgulho em contribuir para que este curso aconteça”, revelou.

Segundo Patrícia França, a professora Drª e facilitadora Daniela Carvalho Almeida da Costa também fez um grande diferencial para que esta parceria acontecesse. “Somamos força e fizemos acontecer. A primeira turma foi excelente, um aprendizado enriquecedor e encantador. A segunda turma terá início agora no dia 5 de março e quem tiver interesse deve acessar o site da Escola Superior de Advocacia (ESA) para obter maiores informações”, salientou.

O diretor-geral da ESA, Kleidson Nascimento dos Santos, acrescentou que esta é uma oportunidade única de obter qualificação de alto nível dentro da própria OAB Sergipe, com a densidade que a Justiça Restaurativa requer.

Acesse aqui a ficha de inscrição o plano de curso.