OAB/SE presente à maratona de desenvolvimento “Global Legal Hackathon”

Entre os dias 06 a 08 de março, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, através da Comissão de Direito Digital, Inovação e Tecnologia, participou da maratona de desenvolvimento “Global Legal Hackathon”, promovida na Universidade Tiradentes.

A abertura aconteceu na última sexta-feira, 06, e contou com a presença das integrantes da Comissão, Laura Sthephany Pereira Santos e Isa Dionne Chagas Correa. Na ocasião, o host local do Global Legal Hackathon, Arthur Verona Fontes, ministrou explanação sobre o evento.

“O Global Legal já aconteceu no Brasil três vezes, mas essa é a primeira vez que em Aracaju. A nossa capital é um grande pólo do conhecimento do Direito, mas deve também se transformar em um pólo da inovação da área. Essa é a ideia: trazer soluções para o dia a dia do Direito”.

Para Laura, a participação da OAB/SE é essencial, tendo em vista a transformação digital que o mundo passa. “A tecnologia permeia todos os nichos e com o Direito não seria diferente. A OAB, como a casa da advocacia, tem papel vital na revolução tecnológica no meio jurídico”.

A presidente da Comissão, Milla Cerqueira, também representou a OAB/SE no certame, nos dias 07 e 08. Além de palestrar sobre A Lei Geral da Proteção de Dados, Milla foi uma das juradas da competição, representando não só a OAB/Sergipe, mas também a OAB Nacional.

“Esse evento reúne pessoas que idealizam um Direito mais inovador, formulam ideias e tentam fazê-las serem validadas pelo mercado. A participação da OAB demonstra o apoio a medidas que tornem o Direito mais fácil e menos burocrático. A Seccional Sergipe tem um protagonismo e nesse quesito e comprova seu comprometimento com essas iniciativas”.

O evento foi uma competição que visou desenvolver projetos de base tecnológica para melhoria da operação do Direito e do acesso à justiça. Em três dias, juristas, empreendedores, designers e profissionais de tecnologia se unem para criar ferramentas de auxílio (lawtechs).

“As lawtechs são startups que desenvolvem serviços por meio de softwares para facilitar o trabalho dos advogados e escritórios de advocacia, seja na gestão financeira e organizacional, ou na gestão de processos”, explicou o vice-presidente da Comissão, José Carlos dos Santos.

O vice-dirigente participou do evento no sábado, 07, realizando a mentoria dos participantes. “É essencial o apoio da OAB ao desenvolvimento tecnológico não só do nosso Estado como também de todo o setor jurídico, já que a competição gira em torno de Lawtechs”, disse.