Dia das Mães: uma reflexão necessária

A mulher contemporânea, MULTIDIMENSIONAL, é, TAMBÉM, MÃE. Mas não apenas mãe – a mulher advogada, por exemplo, vem desempenhando com proficiência sua profissão, executando suas atividades com mestria, conhecimento, habilidade e competência, não obstante as atividades domésticas do cuidado com os filhos, em grande parte, ainda recaírem sobre a mulher, resultante de uma cultura milenar que reservou ao feminino o espaço privado.

Neste DIA DAS MÃES, em meio a este distanciamento social que nos obriga a reinventar o nosso viver, quero lembrar que o “CUIDADO” é um VALOR JURÍDICO no Direito de Família, como já afirmou a Ministra Nancy Andrighi “AMAR É FACULDADE, CUIDAR É DEVER: a imposição biológica e legal de cuidar, que é dever jurídico, corolário da liberdade das pessoas de gerarem ou adotarem filhos”(REsp 1.159.242, da 3ª Turma do STJ, 24/04/2012).

As mulheres não querem AJUDA no trabalho doméstico e de cuidado com os filhos. Precisam, sim, partilhar responsabilidades com os afazeres de sua casa e filhos. Se a mulher descobriu o espaço público, o homem – que ainda não o fez – precisa urgentemente descobrir o espaço privado.

Que esta terrível pandemia possa mudar paradigmas culturais, trazendo maior equidade de gênero, para que cada casa seja realmente um LAR – Lugar de Afeto e Respeito.

Adélia Moreira Pessoa
#oab #oabse #oabsergipe #diadasmaes #sergipe