Em solenidade virtual histórica, 38 jovens advogados prestam compromisso com a OAB/SE

Esta sexta-feira, 19 de junho, foi um marco para a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE). Nesta data ocorreu a primeira solenidade de compromisso on-line da Seccional. Um total de 38 novos advogados e advogadas participaram do evento, e receberam a carteira da Ordem que os habili ta ao exercício da advocacia em todo o território nacional.

O presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, deu as boas-vindas aos novos advogados e advogadas e ressaltou o caráter histórico da primeira solenidade de compromisso virtual. “Quero dar boas-vindas a todos. Quando vocês adentram na Casa têm o compromisso não só com a advocacia, mas também com a cidadania, com a sociedade. Quando vocês prestam o compromisso têm que ter plena consciência da defesa da Constituição, do Estado Democrático de Direito, dos direitos humanos e das instituições jurídicas”, ressaltou.

Krauss revelou ainda que em temos difíceis como atual, em que se vê a afronta a Constituição e políticos flertando com o autoritarismo, a advocacia tem que se manter altiva. “Esse é o papel do advogado, esse é o papel da nossa instituição, o advogado deve sempre agir com ética. O compromisso prestado deve ser levado para a vida profissional de vocês. O compromisso em defesa da democracia, princípios fundamentais que todo advogado e advogada deve ter para o restante da vida profissional”, afirmou.

O presidente da Seccional da Ordem em Sergipe também convidou aos novos advogados a participar das comissões temáticas, da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE) e da Escola Superior de Advocacia (ESA), braços social e educacional da OAB/SE.

CAASE e ESA

O secretário-geral da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), Rafael Sarmento, saudou a todos e falou sobre a entidade, que é o braço social da OAB. “Estamos ligados a parte de lazer, esporte, cultura e saúde. Nós temos uma sede própria e toda uma estrutura composta por estúdio de pilates, consultórios odontológicos, centro de treinamento na Clube da Caixa (APCEF), diversos benefícios com lojas, consultórios médicos e odontológicos, restaurantes e estamos de braços abertos para receber vocês”, afirmou.

O diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), Kleidson Nascimento, também deu as boas vindas aos novos advogadas e advogados e falou sobre as atividades desenvolvidas pela ESA. “É com muito prazer que nós recebemos as senhoras e os senhores de uma forma diferente, mas não menos importante de ingresso nessa tão nobre profissão. A ESA a qual eu tenho a satisfação de dirigir com uma equipe de voluntários de advogados e advogadas abnegados tem cursos de curta, média e longa duração e neste momento de pandemia diversas lives e cursos on-line estão sendo ofertados para que a advocacia possa continuar se qualificando, se capacitando, afinal de contas na nossa profissão a gente nunca vai parar de se aperfeiçoar. Convido a todos a seguirem a ESA nas redes sociais e o site da Escola. Quando tudo passar, vocês vão encontrar a Escola presencialmente no mesmo prédio da CAASE e lá nós temos sala de aula e o auditório da OAB. Sejam muito bem-vindos!”, ressaltou.

Representando o Conselho Estadual da Jovem Advocacia, o secretário-geral Raphael Goes Carvalho Oliveira explicou que o Conselho é um órgão interno da OAB e que tem dentre as suas funções acolher a Jovem advocacia e discutir os principais desafios. “Convido a todos e todas a participarem das atividades do Conselho. Neste momento tão delicado de vida humana e também para a advocacia é importante nós como jovens advogados e advogadas discutir os nossos principais desafios. Aproveito para convidar todos e todas a ingressar no Conselho da Jovem Advocacia para que a gente possa junto com a OAB construir uma Jovem advocacia mais forte e mais altiva”, enfatizou.

Juramento e saudação

A advogada Andreza Tavares Moraes foi a juramentista da turma. No juramento todos prometeram exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.

O advogado Danilo Almeida Silva, do município de Itabaiana, fez a saudação aos colegas. Em seu discurso, o jovem advogado parabenizou a todos os colegas pela conquista e pela tão esperada carteira da OAB. Danilo disse que faltando menos de uma semana para receber a carteira os advogados tiveram a notícia da pandemia e que tudo iria ser fechado. “Todos nós ficamos ansiosos, tristes por não poder realizar a solenidade com a família, mas logo tudo isso vai passar e todos vão poder trabalhar normalmente e iniciar uma nova fase na vida e espero que todo mundo tenha sucesso e consiga conquistar os seus objetivos. Parabéns a todos!”

O ex-presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, foi o responsável por proferir mensagem de boas-vindas aos novos profissionais. Em sua fala, parabenizou e enalteceu a atuação da entidade – combativa e alerta aos interesses da advocacia e da sociedade – na pandemia.

“Parabenizo a OAB/SE, em nome de seu presidente, Inácio Krauss, pelo trabalho que tem sido desenvolvido neste momento muito difícil e de profunda crise. Os trabalhos estão sendo realizados com muito esforço, dedicação e competência por esta diretoria que não tem parado e está atuando de forma ainda mais intensa. Essa diretoria não mediu esforços para que essa solenidade acontecesse de forma oficial e legal, a fim de que fosse dada validade jurídica a este compromisso permitindo que advogados e advogadas não ficassem paralisados”.

O ex-presidente também congratulou os jovens profissionais e suas famílias pela conquista. “É um grande dia não só para vocês, como também para a nossa instituição. É o ingresso na nobre profissão da advocacia, que é cada vez mais necessária e importante na quadra histórica por qual passa o Brasil. Sem advocacia não há justiça e é com ela que a democracia se consolida e a cidadania se fortalece. Agora, vocês ostentarão a OAB em seus corações e levarão o emblema da Ordem todos os dias. O advogado e a advogada são a personificação da entidade, que não se resume ao presidente, diretores, conselheiros (aqueles que exercem cargos na entidade). A OAB é os advogados e as advogadas personificadas nos fóruns, delegacias, serviço público – em todos os lugares que são necessárias o exercício da classe”.

Presenças

A solenidade virtual contou com a participação da vice-presidente da OAB/SE, Ana Lúcia Aguiar, do diretor-tesoureiro; David Garcez, do diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), Kleidson Nascimento; do representante da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), secretário-geral, Rafael Sarmento; do secretário-geral do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, Raphael Góes Carvalho Oliveira, e o ex-presidente da OAB/SE, Henri Clay Santos Andrade.