Conselho Seccional aprova doação de terreno da Ciesa para construção da sede OAB Estância

Efetivando mais uma vez a valorização da advocacia interiorana, o Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, aprovou nesta segunda-feira, 29, a doação de terreno da Ciesa (Companhia Industrial Estância) para a construção da sede OAB Estância.

A matéria sobre o assunto contou com a relatoria do conselheiro seccional, Agamenon Alves Freire Júnior, que apresentou, em reunião ordinária do Pleno, as condições necessárias para regularizar os procedimentos e instrumentalizar o ato de doação através de escritura pública.

O terreno doado possui 400m² e se localiza ao lado da Justiça Eleitoral. Segundo as condições feitas pela CIESA, a data limite para o início da construção é dezembro de 2021, devendo esta ser finalizada até dezembro de 2024. O intuito da Ordem é iniciar as obras o quanto antes.

“Essa doação é um grande gesto à OAB/SE, que demonstra a importância da nossa entidade e da nossa classe para a sociedade. Com muito apreço agradecemos esse ato – um marco para a história da advocacia da Região Sul”, enfatizou o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss.

A medida faz parte do compromisso da gestão de implementar melhorias para a advocacia que milita no interior. As tratativas para a doação haviam sido discutidas entre o presidente da Comissão Regional de Estância, Marcos Vinicius Mota, e o presidente da Sulgipe, Ivan Leite.

“Sinto-me motivado e satisfeito em ter encaminhado essa oferta de doação, pois compreendo que um dos maiores anseios do ser humano é a justiça. Disso tira-se a importância dos advogados e da OAB, como organizadora da classe e defensora de direitos”, disse Ivan Leite.

“Esse ato atende às nossas expectativas”, afirmou o presidente da Comissão Regional. “É uma grande generosidade oferecer à advocacia da Região Sul essa possibilidade de realizar um sonho. Em 2016, quando assumi a presidência, nós já tínhamos esse desejo e necessidade”.

“Sabemos da heterogeneidade da advocacia. A Comissão chega a municípios longínquos como Umbaúba e Cristinápolis. A distância dificulta a participação da classe nas atividades da OAB, principalmente se forem em Aracaju. Mas cada vez mais estamos conseguindo interiorizar”.

“Esse é um sonho antigo que nessa noite se concretiza. O brilhante voto do conselheiro, Agamenon, nos possibilitou receber este bem para que possamos edificar a nossa tão sonhada sede a fim de melhor atender a advocacia da Região e possibilitar uma integração plena entre advogados e advogadas das redondezas”, considerou Marcos Vinicius.

O ex-presidente da OAB Nacional e da OAB/SE, Cezar Britto, participou da reunião ordinária e enfatizou na ocasião a luta incansável da entidade em busca da valorização da classe interiorana. “A Ordem tem se casado com a cidadania e a sociedade de Estância”, explanou.

“Lembro que quando estive na presidência da OAB/SE, nós criamos a Seccional Estância, que funcionava em uma sede provisória. Veja bem como o tempo passa e como consolidamos uma corrida muito mais sólida nessa gestão de Inácio e de Marcos. Isso entra para a história”, disse.

Presidentes de outras comissões regionais da OAB também se pronunciaram. Leonardo Chagas (presidente da Regional Itabaiana), Alex Sandro Nascimento (presidente interino da Regional Lagarto) e Edson Silva (presidente da Regional Nossa Senhora da Glória) enfatizaram o avanço.

O presidente da Comissão Estadual da Jovem Advocacia, Carlos Eduardo Siqueira, destacou o progresso e a conquista como uma medida essencial não só para a classe, mas, sobretudo, para a advocacia em início de carreira – que necessita de maior suporte e apoio da OAB/SE.

Carlos Eduardo também parabenizou a atuação da Comissão. “Sempre vimos a luta da Regional, na pessoa de Marcos Vinicius, com muito zelo e organização e com certeza tudo isso terá um grau de simbolismo muito grande à nossa classe – cada vez mais integrada”, abalizou.