Com participação de dirigente nacional, OAB/SE realiza mais uma solenidade de compromisso virtual

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, realizou mais uma solenidade de compromisso de novos advogados e advogadas do Estado. A cerimônia ocorreu virtualmente, nesta sexta-feira, 17, com a participação do secretário-geral da OAB Nacional, José Alberto Simonetti.

Responsável por proferir a mensagem de boas-vindas aos novos profissionais, Alberto abalizou a solenidade como um momento marcante – não só para os jovens advogados e advogadas, mas também para a Seccional e os dirigentes do Sistema OAB sergipano e nacional.

Simonetti conclamou os novos profissionais ao incansável e gratificante cumprimento da advocacia. “Leiam, reflitam e construam um novo tempo. Estudem; trabalhem; lutem. O seu dever é lutar pelo Direito e quando ele entrar em conflito com a justiça, lute pela justiça”.

Compromisso

A advogada, Larissa Karoline de Gois, foi a juramentista na cerimônia e leu o compromisso da classe de defender o Estado Democrático de Direito, a justiça social, os direitos humanos, a boa aplicação das leis, a rápida administração da justiça e o aprimoramento jurídico.

O presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, afirmou a imprescindibilidade de cumprir diariamente esse compromisso. “Ele deve ser como uma oração diária. Vocês têm o dever de agir com ética e defender a Constituição e a democracia, que constantemente estão sendo atacadas”, disse.

O presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB/SE, Leão Magno, reafirmou a fala de Inácio, destacando que a ética deve ser o norte da profissão. O dirigente falou sobre o empenho e investimento da gestão no aprimoramento do TED na Seccional.

O secretário-geral da OAB/SE, Aurélio Belém, também proferiu mensagem na solenidade de compromisso, parabenizando os jovens profissionais pelo momento ímpar e aconselhando-os a seguir o tripé dos valores necessários à profissão: o rigor ético, o rigor técnico e a coragem.

Sistema OAB

A presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe, Hermosa França, relembrou que o Sistema OAB trabalha com afinco em prol da classe. “Entre outros serviços, a CAA/SE tem gabinete odontológico, convênios e assistência a advogados acometidos por Covid-19”.

O diretor-geral da Escola Superior de Advocacia, Kleidson Nascimento, também discursou sobre a atuação do sistema – composto por OAB, CAA e ESA. Ele destacou o compromisso intransigente da Escola em prol do aprimoramento do conhecimento jurídico de toda classe.

“É preciso lembrar que nós precisamos permanecer estudando e nos qualificando. O estudo é fundamental para o bom exercício da profissão. A OAB é a nossa casa e por isso devemos participar ativamente de suas atividades. Dentre elas, os nossos cursos, palestras, etc”.

Jovem advocacia e novos desafios

Na oportunidade, o presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, Carlos Eduardo Siqueira, fez uma reflexão sobre a classe em início de carreira ante às mudanças sociais – impostas não só pelos avanços tecnológicos, mas sobretudo pelo momento pandêmico.

“Em um momento como esse, de pandemia e de distanciamento social, a jovem advocacia se insere no mercado de trabalho precisando ainda mais se adaptar a esses novos ambientes. A inserção se torna mais diferenciada e exige de nós mais dedicação, empenho e foco”, afirmou.