Webnário da OAB/SE aborda prática das Constelações Familiares como forma de resolução de conflitos

Nesta quarta-feira, 13, o conceito, os princípios e os benefícios da prática das Constelações Familiares na Justiça brasileira foram assuntos de um webnário gratuito promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, através da Comissão de Direito Sistêmico.

A capacitação foi transmitida pelo canal da OAB/SE no Youtube e contou com a moderação e as considerações do presidente da Comissão, Josadach Alves de Albuquerque Junior. A palestrante foi a psicoterapeuta corporal e especialista em constelações, Annacy Amorim.

Realizando a abertura do webnário, Josadach Albuquerque explicou que o Direito Sistêmico é a denominação criada pelo juiz de Direito do Estado da Bahia, Sami Storch, para cognominar o uso da técnica das Constelações Familiares, sistematizada e fundada por Bert Hellinger.

“Pode parecer que as Constelações são distantes do Direito, mas a origem do Direito Sistêmico se deu justamente porque Sami Storch, sendo magistrado na Vara de família, começou a observar que fazia sentido usar as constelações nos processos que ele lidava”, esclareceu.

Josadach contou que Storch já era adepto das Constelações antes mesmo de ser magistrado e esse trajeto é similar ao dele. “Eu tive acesso ao tema antes de conhecer o Direito Sistêmico. As constelações fizeram parte da minha vida como elemento de autoconhecimento”, disse.

A ministrante, Annacy Amorim, deu início à sua palestra realizando um exercício de respiração guiada. Em seguida, ela citou as três leis das constelações: lei do pertencimento; lei do equilíbrio (dar e receber); e lei da ordem (a hierarquia conforme a ordem de chegada no sistema).

A especialista ressalvou o poder forte e transformador da consciência. Annacy ponderou que, no âmbito da física quântica, o observador atua na realidade observada. “Nesse contexto, eu sei que posso modificar minha realidade a partir da intenção que tenho e sinto”, abalizou.

Ela afirmou também que é preciso compreender como as constelações são capazes de ajudar. “Inicialmente, só o olhar sistêmico já ajuda. Mas o advogado que vai além da visão material pode levar seu cliente a perceber o que há por trás do conflito e buscar soluções melhores”, considerou.

“As soluções podem ser melhores do ponto de vista da saúde física, emocional, mental, familiar e social. As Constelações Familiares têm o objetivo de proporcionar o equilíbrio sistêmico onde as Ordens do Amor foram desrespeitadas, restaurando o equilíbrio e possibilitando que o Amor floresça”, explicou.