Conselheira federal da OAB/SE participa como palestrante do I Congresso Nacional de Coaching Jurídico

Nessa quarta-feira, 16, foi realizado de forma virtual o I Congresso Nacional de Coaching Jurídico. O evento foi promovido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), por meio da Comissão Especial de Coaching Jurídico e contou com a participação da conselheira federal da OAB/SE, Tatiane Goldhar, que palestrou sobre o tema “Liderança para Advogados (as)”.

O Congresso foi aberto às 8h40 pelo presidente da Comissão Especial de Coaching Jurídico do CFOAB, Fernando Borges Vieira, e seguiu até o final da tarde. O presidente da comissão também foi palestrante do evento ao abordar o tema “Coaching – Desenvolvimento de Competências na Advocacia”.

Em sua explanação, Fernando Borges destacou a importância das habilidades e competências e as diferenciou. “Todos nós advogados e advogadas cursamos a Faculdade de Direito, tivemos as mesmas disciplinas, estudamos talvez com os mesmos livros e doutrinas, a mesma jurisprudência, e o que faz de um advogado e uma advogada ir além dos seus colegas de faculdade. Olhemos para trás e verifiquemos como e onde estão os nossos colegas. O que fez com que uma pessoa se destacasse mais que outra? Algumas características separam esses advogados e advogadas um pouco além dos nossos outros colegas e são justamente as habilidades e competências”, disse.

A conselheira federal da OAB/SE, Tatiane Goldhar, apresentou a palestra sobre o tema Liderança para Advogados (as), às 14h40. Tatiane iniciou a sua fala ressaltando que a palestra teve o objetivo de desmistificar o conceito de que existe um perfil pronto e preparado de alguém que nasce como líder e vai ser líder de tudo e de todos durante a vida toda sem que haja necessidade de melhorar. “Isso não é existe, é uma quimera. Nosso propósito aqui é responder a seguinte pergunta? Como ser protagonista da tua advocacia? Minha missão nesse Congresso é auxiliar o advogado, advogada a ser um pouco mais protagonista da sua advocacia através de passos muito simples, de coisas que o advogado já sabe, já possui e que precisam ser trabalhadas, exteriorizadas”, ressaltou.

Segundo Tatiane, ao se falar em liderança as pessoas pensam logo em Super Homem e Mulher Maravilha, e quando se tem esse pensamento de super-heróis elas se distanciam da possibilidade de ser um líder, uma líder. “O conceito que trago de liderança é relacionado a protagonismo, ou seja, quero convida-los a serem protagonistas de suas vidas, de estar e assumir o papel principal da advocacia, sendo responsável pelos erros e caminhos que serão percorridos”, afirmou.

Ela citou cinco elementos para quem deseja se tornar protagonista, líder da carreira. São eles: autorresponsabilidade, otimismo, criatividade, empatia e capacidade de delegar. “Ser otimista é extrair o lado positivo das coisas. Ser otimista é fundamental, focando sempre na solução dos problemas”, salientou.

Tatiane ressaltou ainda a importância da comunicação clara e acertiva. “Comunicação é uma habilidade dos mestres, dos grandes líderes. Os grandes líderes se comunicam bem, de forma clara, verdadeira e simples. A comunicação hoje é digital, virtual e precisamos falar com o coração das pessoas, dar mais alma porque as pessoas percebem quando a gente fala com verdade e também quando a  gente está maquiando a situação. O líder tem que influenciar pelo que ele é, e a comunicação dele revela quem ele é.  A comunicação do líder tem que ser coerente com as atitudes”, enfatizou.

A palestrante finalizou a explanação falando sobre a importância para o advogado e a advogada de identificar os talentos que estão ao seu redor. “É imperioso saber construir bons relacionamentos e vínculos na advocacia, identificando o que cada um tem de melhor. Isso é muito importante para o líder para que ele possa organizar o seu ambiente de trabalho. Todos nós temos talentos e possibilidades e não precisamos ser iguais a ninguém, precisamos ser o que somos e buscar a nossa melhoria pessoal”, disse.

Demais palestrantes

Também realizaram palestras no Congresso a vice-presidente da Comissão, Raquel Pereira Castro Araújo, que falou sobre a temática “Superando Crenças Limitantes e Conquistando Inteligência Emocional”; a secretária-geral, Maria Raquel Maia Peres, que abordou o tema “Foco e Produtividade no Exercício da Profissão”; a presidente da Comissão de Coaching Jurídico da OAB Maranhão, Tatiana Maria Pereira Costa, que falou sobre “Desafios e Futuro da Jovem Advocacia”; a advogada Lara Selem, que abordou a temática “As 7 Chaves para o Sucesso na Advocacia”;  o advogado e master coach integral sistêmico, Ayrton Benedett, que falou sobre “Soft Skills na Advocacia”;  a secretária-geral adjunta, Ticiana Leão, que abordou o tema “Marketing Jurídico à Luz do Código de Ética e Disciplina da OAB”; Maria Olívia Machado, que falou sobre “A Importância da Marca Pessoal” e o membro da comissão, Walter Santana, que abordou a temática “Autorresponsabilidade e o Poder de Ação”.