Comissão Regional de Propriá realiza testes rápidos de Covid-19 com advogados e servidores do Fórum Juiz João Fernandes de Britto

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), por meio da Comissão Regional de Propriá e Região Ribeirinha, realizou nessa quarta-feira, 7, pela manhã, na Sala da Advocacia, localizada no Fórum Juiz João Fernandes de Britto, testes rápidos de Covid-19. A iniciativa é resultado de um convênio firmado entre a Regional e a Secretaria Municipal da Saúde.

A ação contou com a presença da secretária-geral adjunta da OAB/SE, Andrea Leite de Souza, que na oportunidade representou o presidente da Seccional, Inácio Krauss; do presidente da Comissão Regional de Propriá e Região Ribeirinha, Tulyo Guimaraes Lemos Ferreira; do juiz substituto da 2ª Vara Cível e Criminal da Comarca de Propriá, Altamiro Pacheco da Silva Junior; do promotor de Justiça da Comarca de Propriá, Edyleno Ítalo Santos Sodré, de advogados e advogadas e servidores do Fórum.

A secretária-geral adjunta, Andrea Leite, disse que com a retomada imprescindível das atividades no Fórum de Propriá a iniciativa de testagem da da advocacia e dos servidores do Fórum foi extremamente importante para a garantir a segurança não só dos advogados e advogadas como também de toda a população. “Essa ação da Regional de Propriá é uma conquista para a advocacia. Dr. Tulyo e toda a Regional está de parabéns pelo trabalho, afinco e dedicação a causa da advocacia e da sociedade de Propriá”, disse.

Ação conjunta

Andrea Leite também agradeceu a Secretaria Municipal da Saúde por ceder os testes rápidos e possibilitar a realização de tão importante atividade.

O presidente da Comissão Regional de Propriá e Região Ribeirinha, Tulyo Guimaraes Lemos Ferreira, afirmou que a ação conjunta da Comissão Regional da OAB e da Secretaria Municipal da Saúde demonstra a preocupação das duas instituições com a saúde dos advogados e advogadas, servidores do Fórum e da população.

Segundo ele, houve uma adesão muito grande da classe. “Nas primeiras horas verificamos que vários advogados e advogadas compareceram. A lista que foi aberta no grupo dos advogados da Regional de Propriá foi bem extensa. Com certeza a advocacia ribeirinha abraçou esse ato”, salientou.

A enfermeira do Centro de Enfrentamento à Covid-19 do Município de Propriá, Talita Santana, disse que os testes foram realizados para dar segurança aos advogados que já estão trabalhando e aos clientes. “A gente agradece a Comissão Regional de Propriá por ter aceitado essa parceria com o município, visando a melhora e a garantia de cuidados com a classe”, afirmou.

Importância

Ela alertou ainda que a pandemia não acabou e os cuidados preventivos devem ser obedecidos. “A testagem a gente está fazendo, mas é preciso adotar os demais cuidados como usar máscara, lavar as mãos, usar álcool gel quando não houver água disponível e evitar aglomeração. Os cuidados devem sempre permanecer e caso venha apresentar algum sintoma a pessoa deve buscar uma unidade de saúde”, orientou.

O juiz substituto da 2ª Vara Cível e Criminal da Comarca de Propriá, Altamiro Pacheco da Silva Junior, destacou a ação como muito importante. “Neste momento que a sociedade ainda tem muitas dúvidas, a realização de testes é um caminho para se mapear e se ter uma noção da quantidade do vírus na sociedade, então essa iniciativa é muito válida”, salientou.

O promotor de Justiça da Comarca de Propriá, Edyleno Ítalo Santos Sodré, ressaltou a iniciativa da Comissão Regional de Propriá e da Secretaria Municipal da Saúde como de suma importância. “ A gente está trabalhando mais com prevenção do que qualquer coisa. Ninguém deseja estar contaminado com o vírus da Covid-19. A OAB está de parabéns com essa iniciativa e a gente se coloca à disposição, dentro das atribuições do Ministério Público para ajudar nessa campanha imensurável para a nossa cidade”, afirmou.

Prevenção

A advogada e representante do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Regional de Propriá, Cláudia Maria Costa Dantas, disse que com a volta aos trabalhos dos advogados e advogadas a iniciativa de realizar os testes foi muito importante por causa do contato que é feito diariamente com os clientes e colaboradores do Fórum. “É bom para a gente testar, principalmente para mim que nunca tive e fico com medo. É uma forma de prevenção”, afirmou.

A advogada Adele Caroline Bispo disse que a realização de testes rápidos promovida pela Comissão Regional da OAB foi de extrema importância, principalmente para os advogados que estão voltando as atividades e estão trabalhando presencialmente. “Realmente a gente precisa ter esse controle”, revelou.