Posse de membros em comissões é marcada por compromisso da OAB em defesa da advocacia e da sociedade

Nesta terça-feira, 10, a solenidade virtual de posse de advogados e advogadas como membros de comissões especiais e temáticas da Ordem dos Advogados do Brasil foi marcada pelo compromisso da entidade em defesa dos interesses da sociedade e da advocacia de Sergipe.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da instituição, Inácio Krauss, que reafirmou em seu discurso o papel das comissões como órgãos auxiliares e imprescindíveis à Diretoria e ao Conselho Seccional da OAB para a atuação e o cumprimento dos fins institucionais da Ordem.

“Temos mais de 50 comissões temáticas na OAB/SE e hoje contamos com cerca de 50 novos membros ingressando em 20 comissões diversas da entidade. Esse é um trabalho voluntário que é realizado para toda a sociedade. É uma atuação diuturna”, considerou o presidente.

A presidente da Comissão de Igualdade Racial, Monalisa Djean, foi a responsável por proferir mensagem de boas-vindas aos novos integrantes. “As comissões têm papel muito importante na OAB. Logo que peguei minha carteira, ingressei em comissão porque tinha muito a doar”.

Robson Barros, presidente da Comissão de Direitos Humanos, também recepcionou os advogados e advogadas que ingressaram nos grupos da OAB. “Vocês devem levar em conta não só o papel que carregam para a vida profissional, mas também a missão social da OAB”.

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Adélia Pessoa, ressaltou a felicidade de ver novas pessoas para atuarem. “É importante lembrar que a OAB tem dois eixos de atuação: o eixo interno (a advocacia) e o eixo fundamental: defender a Constituição”.

Adelmo dos Santos Júnior foi um dos advogados que foram empossados na solenidade. Agora, o advogado fará parte da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor. “Sempre fui afeito a investigar, pesquisar, refletir sobre e até mesmo litigar acerca das relações de consumo”.

“Muito me impacta a vulnerabilidade daqueles que necessitam do consumo e não têm retorno do investimento. As relações de consumo impactam a sociedade nas mais diversas fragilidades e o ingresso na Comissão me honra, pois é um grupo que respeita os direitos do consumidor”.

A advogada, Acácia da Costa Santos, ingressou na Comissão de Advocacia Pública, e afirmou ser uma honra poder iniciar esse novo desafio. “É o sentimento de poder contribuir através de um trabalho que venha a ser desenvolvido para a advocacia e toda a sociedade”, abalizou.

Acácia pontuou que dará o melhor de si para essa labuta, que, em sua avaliação, é de extrema importância. “O direito público é o direito gestor, que move a sociedade buscando sempre o interesse público, o fim coletivo. Tudo em prol da coletividade. Isso é o que me move”, disse.

A solenidade foi transmitida pelo canal da OAB/SE no YouTube e contou com a presença de membros e presidentes de comissões e conselheiros seccionais e federais da Seccional.