OAB inicia atendimento no posto do INSS exclusivo para a advocacia

Iniciou na manhã desta quinta-feira, 18, na sede da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), o atendimento exclusivo do Instituto Nacional do Seguro Social em Sergipe (INSS) à advocacia sergipana. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), Inácio Krauss, juntamente com o secretário-geral, Aurélio Belém, o diretor-tesoureiro, David Garcez e a presidente da CAASE, Hermosa França, recepcionaram a servidora do INSS que atenderá a classe.

A iniciativa é resultado do acordo firmado entre a Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE) e a gerência executiva do INSS no Estado, no último dia 25 de janeiro, com o objetivo de dar andamento aos processos de requerimento de benefícios que se acumularam com os advogados pela falta de atendimento prioritário nos últimos meses. O atendimento exclusivo também vai permitir que os advogados e advogadas que atuam no Direito Previdenciário sejam atendidos por agendamento de forma presencial ou virtual.

De acordo com Inácio Krauss, esse convênio entre OAB e INSS que possibilitou ter um posto de atendimento exclusivo à advocacia dentro da instituição é uma grande conquista, haja vista que, por causa da pandemia, os advogados não estavam tendo o atendimento prioritário. “Chegamos a esse convênio e, nesse primeiro momento a funcionária do INSS está atendendo à advocacia dois dias na semana (terça e quinta-feira) das 12h às 18h, com uma média de 6 atendimentos por dia”, revela.

Para a presidente da CAASE, Hermosa França, este é mais um serviço que a OAB em parceria com a CAASE disponibiliza para a advocacia sergipana. “Espero que os advogados e advogadas possam usufruir deste atendimento”, disse.

A primeira advogada a ser atendida, Tamara Menezes Dantas, afirmou que o posto de atendimento foi uma atitude muito louvável da OAB. “É mais um braço de comunicação que a OAB e os advogados têm em relação as instituições, principalmente nesse período de pandemia. O fato do advogado entrar em contato com um funcionário e ser recebido em nossa Casa é um grande privilégio”, salientou.

Agendamento

Para serem atendidos, o advogado e a advogada devem realizar o prévio agendamento exclusivamente por meio eletrônico através do e-mail: [email protected].

Vale ressaltar que nas semanas seguintes o atendimento será realizado na CAASE, inicialmente, em dois dias na semana – terças e quintas-feiras –, das 12h às 18h. Segundo o acordo firmado, o atendimento será feito a cinco advogados por dia.

Haverá também a possibilidade de o atendimento ser realizado por videochamada, para tanto, o advogado (a) deve ter um celular habilitado para videochamada pelos aplicativos WhatsApp ou Zoom e citar no momento do agendamento que tem preferência pelo atendimento virtual. Caso haja desistência o advogado (a) deve comunicar através do e-mail [email protected].