Café com Direito Digital debate temas voltados para o aprimoramento da advocacia

Nesta terça-feira, 30, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe (OAB/SE), por meio da Comissão de Direito Digital, Inovação e Tecnologia, realizou mais uma edição do projeto Café com Direito Digital.

Na oportunidade, foram debatidos os temas “As Duas Faces da Tecnologia”, tendo como palestrante o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade 8 de Julho, Afonso Oliva; “Metodologia Ágeis para Advogados”, que teve como palestrante o presidente da Comissão Estadual de Gestão, Empreendedorismo e Inovação da OAB/SE, Thiago Noronha; e “Como Desenvolver Inteligência Emocional para Momentos Difíceis?”, apresentado pelo psicoterapeuta Douglas Nascimento.

O evento foi aberto pela presidente da Comissão de Direito Digital, Inovação e Tecnologia da OAB/SE, Milla Cerqueira. “Essa edição visa dar continuidade aos nossos trabalhos e fazer com que possamos pensar em questões diferentes mesmo diante do cenário de pandemia que a gente vive hoje. É uma edição muito especial por estar dando início aos trabalhos efetivos em relação a eventos desta comissão no ano de 2021”, afirmou.

Ela também destacou a elaboração de três cartilhas pela Comissão, que estão disponíveis no site da OAB/SE. “A primeira delas foi lançada no ano passado e aborda a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é uma publicação que tem uma linguagem muito simples e pode ser compartilhada para qualquer pessoa; também lançamos a Cartilha de Direitos Autorais, que é uma temática muito importante nos dias de hoje; e a terceira Cartilha foi lançada mais recentemente sobre Segurança na Web”, disse.

O vice-presidente da Comissão de Direito Digital, Inovação e Tecnologia, José Carlos dos Santos Correia Junior, também ressaltou a resposta positiva das cartilhas. “É informação numa linguagem simples, porém bastante relevante, para que não só o meio jurídico tenha acesso”, salientou.

O palestrante Afonso Oliva disse em sua fala que a pandemia trouxe a possibilidade de trabalhar com ferramentas que há tanto tempo já se falava que funcionavam. “Precisou vir a pandemia para que as pessoas realmente entendessem que isso era possível. Estarmos aqui juntos é a prova de que tudo da certo e basta um pouquinho de boa vontade de todos que a gente consegue se ajustar bem”, ressaltou.

Ele discutiu na palestra sobre o tema “As Duas Faces da Tecnologia” um pouco das questões dicotômicas da tecnologia, que ao mesmo tempo em que afasta, aproxima as pessoas o tempo inteiro.

O presidente da Comissão Estadual de Gestão, Empreendedorismo e Inovação da OAB/SE, Thiago Noronha, abordou o tema “Metodologias Ágeis para Advogados”. “Entre as tecnologias, a gente vai beber muito na fonte do Scrum e do Kanban, dois métodos que eu já tenho certa intimidade e certa vivência principalmente no escritório. Dentre os aprendizados que estou tendo nesse tempo que a pandemia trouxe é justamente me debruçar sobre métodos ágeis e como eles mudam, não só como a gente faz as coisas, mas como a gente pensa as coisas. Penso que as metodologias ágeis auxiliam para a gente proporcionar mais segurança também, porque embora a gente fale de agilidade, agilidade não quer dizer displicência, não quer dizer fazer sem qualidade”, afirmou.

O psicoterapeuta Douglas Nascimento falou sobre “Como Desenvolver Inteligência Emocional para Momentos Difíceis?”. Ele iniciou a palestra alertando as pessoas a não subestimarem o óbvio. “O óbvio pode ser extremamente cruel porque ele deixa de ofertar um comportamento inconsciente de prepotência, de limitação de aprendizagem”, revelou.

Também falou ao longo da palestra de inteligência emocional, padrões de comportamento, modelos mentais, educação emocional, autoestima, ansiedade, depressão, carência e mudanças. “Inteligência emocional para tempos difíceis é para aquelas que não sabem se relacionar com as mudanças. Para aquelas pessoas que não aprenderam a se adaptar várias vezes”, explicou.

Para conferir a integra do evento acesse aqui.