Primeiro Núcleo de Resolução de Conflitos Imobiliário de Sergipe será lançado na próxima quarta-feira, 19

Nesta quinta-feira, 13, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, Inácio Krauss, recebeu o diretor da Incorpbroker, Alan Gaspar, que apresentou o Núcleo de Resolução de Conflitos Imobiliário de Sergipe. O NRCI será lançado no dia 19 de maio.

Alan esclareceu que o Núcleo é um braço da Câmara de Mediação e Conflitos da Fecomércio Sergipe, sendo fruto de convênio entre a Media Solução de Conflitos e a Incorpbroker. Segundo ele, o objetivo do NRCI é fomentar a desjudicialização e a pacificação social.

“Os conflitos serão analisados por um árbitro especializado em cada tipo de assunto. Por isso o núcleo é uma inovação: haverá a possibilidade de resolver casos de forma célere, acessível e por um curto espaço de tempo por um profissional específico nos assuntos”, explicou.

“Esse será o primeiro núcleo especializado em conflitos imobiliários no Estado e estará à disposição de todos os advogados para resolver os conflitos de ordem condominial, imobiliária, de locações, construção civil, tudo que for oriundo de contratos imobiliários”.

Também estiveram presentes ao encontro entre Alan Gaspar e Inácio Krauss, o presidente da Comissão de Direito Condominial da OAB/SE, Saulo Álvares, e o presidente da Comissão de Direito Imobiliário, Notarial e Registral da Seccional, Pedro Celestino Pascoal.

“Esse núcleo chegou em excelente hora. A gente teve um crescente volume de ações judiciais, com questões que muitas vezes podem ser resolvidas no âmbito de mediação e arbitragem de uma forma muito mais célere, efetiva e trazendo a pacificação social”, considerou Pedro.

Para Saulo, toda e qualquer iniciativa que estimule o diálogo e racionalize os conflitos é bem-vinda. “No âmbito dos condôminos a gente tem conflitos de toda ordem. Então vejo nesse núcleo mais um espaço onde esses atores poderão dialogar e apresentar uma autossolução”.