OAB promove curso de Mediação Extrajudicial

Teve início na sexta-feira, 15, e encerra neste domingo, 17, a capacitação em Mediação Extrajudicial, promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe, através da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem (CMCA) e em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA).

O curso tem carga horária de 40 horas, com aulas presenciais e online, tendo como facilitador o professor Asdrubal Júnior, presidente da Comissão de Arbitragem da OAB/DF e autor do livro “Manual do Advogado para Resolução de Disputas”.

A presidente da CMCA, Patrícia França, destacou que a qualificação visa aprimorar o entendimento dos profissionais no que diz respeito aos métodos de resolução consensual de conflitos. “É um curso voltado para capacitação de mediadores. São advogados, professores universitários e estudantes de Direito que se inscreveram com intuito de ampliar seus conhecimentos sobre o assunto. Até mesmo os membros da Comissão, que já são familiarizados com o tema, estão presentes aqui, fizeram questão de participar por se tratar de curso ministrado pelo professor Asdrubal, uma referência nacional na área. Os alunos que concluem hoje o curso, sairão preparados para atuarem como mediadores extrajudiciais”, disse.

Segundo Patrícia França, a capacitação também busca difundir a prática no Estado. “É mais uma forma de disseminar a cultura da mediação em Sergipe, tendo em vista que é direcionado aos advogados, porque os profissionais da advocacia precisam se modernizar, acompanhar a evolução dessas discussões e estimular o exercício da mediação”, frisou.

De acordo com o facilitador, Asdrubal Júnior, durante a qualificação os participantes tiveram noções sobre a ética na mediação, o papel do mediador, os fundamentos da negociação para mediadores, a cultura de paz e os métodos adequados para solução de conflitos.

“Durante os três dias de curso, demos continuidade ao conteúdo que os inscritos já tiveram acesso online e puderam estudar antes dessas aulas presenciais. Um conteúdo que aborda toda teoria sobre o conflito e suas resoluções, bem como as suas disposições legais e, mais especificamente, a Lei de Mediação e o novo Código de Processo Civil. Trabalhamos ainda como realizar efetivamente a mediação, como atender bem as pessoas, como dialogar com elas, como deixá-las mais confortáveis para expor seus problemas. É um curso que vai além da parte teórica, entrando na prática, com a execução de atividades que permitam aos profissionais experimentar como funciona a mediação”, explicou Asdrubal.

A advogada Josevânia Moreira foi nomeada recentemente na CMCA e se matriculou no curso para intensificar seu aprendizado em relação ao tema. “Sempre me interessei por essa área e procuro, dentro da advocacia, resolver as questões da melhor forma para as partes, evitando as brigas judiciais que tanto desgastam as pessoas. Acredito que a capacitação é fundamental para nossa atualização profissional e a mediação vem provando que é um meio efetivo para por fim aos conflitos de maneira consensual”, pontuou.