OAB/SE realiza solenidade do compromisso em Estância

Na noite desta terça-feira, 21, sete jovens advogados radicados no município de Estância, região do sul do Estado, prestaram compromisso profissional e receberam a carteira da OAB que os habilita ao exercício da advocacia em todo o território nacional.

Saudando os novos advogados e advogadas, o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, frisou a importância da entidade. “A Ordem dos Advogados é mais do que um conselho de classe. A OAB, concebida e mantida exclusivamente pela advocacia tem por finalidade precípua a defesa da advocacia, da Constituição, da ordem jurídica do Estado democrático, dos direitos humanos e da justiça social. Ao prestar o compromisso, nós advogados assumimos a responsabilidade e o dever ético de exercermos a advocacia com dignidade e independência. Isso significa não vacilarmos na defesa do Estado democrático de Direito, dos direitos humanos e da justiça social. Sejam muito bem-vindos a essa trincheira de luta pela democracia e pela cidadania!”, enalteceu.

O presidente da Comissão Regional de Estância, Marcos Vinicius Mota, destacou que os profissionais irão se deparar com situações que colocarão em xeque suas prerrogativas, mas a Ordem segue firme na defesa dos profissionais e da sociedade. “Estejam certos de que encontrão uma OAB combativa, de luta pelo respeito às nossas prerrogativas. Saibam que é nossa função é atuar com absoluto destemor para resguardar os interesses da cidadania e dos nossos clientes, que nos entregam suas vidas, seus sonhos e suas esperanças. Assumam esse compromisso com a certeza de que o caminho é tortuoso, mas também há flores”, disse.

Em seu discurso, a oradora da turma, Liviane Muniz, ressaltou a trajetória percorrida por ela e por seus colegas, desde a universidade até a aprovação no exame da Ordem. “É hora de olhar para trás e ver que todo esforço valeu a pena. Todo estudo e dedicação, todas as coisas que abdicamos em nome deste sonho, foram válidos porque estamos aqui. Conseguimos! A caminha foi longa, mas não há momento mais grandioso e especial do que este que vivemos agora. Obrigada a todos os familiares, professores e amigos que nos apoiaram neste trajeto. Hoje é dia de comemorar e agradecer a Deus pelo sucesso alcançado”, celebrou.

Posse

Durante a solenidade, foi empossado o novo secretário-geral da regional, Cândido Dortas de Araújo. “Me sinto muito honrado por ter sido escolhido para ocupar este cargo, espero contribuir para o trabalho que já vem sendo desenvolvido com êxito pela regional”, afirmou.

Ao dar posse ao advogado, o presidente da OAB/SE, elogiou o compromisso dos profissionais que assumem as comissões. “É importante ressaltar que todos os cargos ocupados em nossa entidade são voluntários. Trata-se de doação de tempo e energia para servir a instituição e, através dela, servir toda advocacia e a sociedade”, enfatizou Henri Clay.

Todas as fotos da solenidade podem ser conferidas aqui.