Mês da mulher: palestras da OAB/SE abordam o patriarcado e a violência de gênero

Entre as ações alusivas ao mês da mulher, representantes da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, abordarão os desafios diários, imputados às mulheres, decorrentes da violência de gênero e apontam a igualdade como um dos instrumentos capazes de modificar a sociedade patriarcal.

No dia 2 de março, em Aracaju, em uma palestra realizada na Feira de Conhecimento “SESI Futuro”, a presidente da Comissão, Adélia Pessoa, falará sobre a violência de gênero e o desafio de efetivar as conquistas legais.

A explanação ocorrerá às 17 horas, no Confort Hotel, após a exibição do filme “Vidas partidas” – “Violência, Questões de gênero e diversidade e seus impactos na sociedade”, que terá início às 14h,  e da palestra de Naura Schneider, protagonista do filme, que acontecerá no encerramento da exibição. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas aqui.

No dia 7 de março, em Brasília, a vice-presidente da Comissão, Valdilene Martins, em uma roda de conversa no I Encontro Brasileiro das Advogadas Criminalistas, colocará em debate a igualdade de gênero como um dos instrumentos capazes de transformar a sociedade patriarcal.

Para a vice-presidente da Comissão e também integrante da ABRACRIM e da ASSAC, a discussão sobre o tema será imprescindível, principalmente devido ao tabu que envolve a atuação da mulher na advocacia criminal.

“Desde o âmbito acadêmico existe o tabu de que o direito criminal não é lugar para mulher. Infelizmente, as mulheres ainda não são vistas como seres humanos iguais aos homens em direitos e obrigações e por isso há essa dificuldade da mulher se inserir e atuar no âmbito criminal”.

A roda de conversa será realizada no auditório da OAB/DF, às 13hrs. As vagas para o evento são limitadas e, para saber mais, acesse o link: https://www.doity.com.br/i-encontro-brasileiro-das-advogadas-criminalistas.