INSS Digital é lançado durante sessão do Conselho Pleno da OAB/SE

Foi lançado na noite desta segunda-feira, 26, em sessão ordinária do Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, o INSS Digital. O novo modelo de atendimento e fluxo de processos foi implantado no Estado por meio de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Seccional e o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Para o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, o INSS Digital representa uma conquista histórica para advocacia e, principalmente, para a sociedade. “O INSS Digital possibilitará aos colegas que militam na advocacia previdenciária e administrava a realização de requerimentos via internet, permitindo que todo trâmite junto ao órgão seja feito online, do escritório ou da própria residência do advogado, tanto na capital e quanto no interior do Estado. Uma inovação que reduz eventuais transtornos ocasionados pelo deslocamento até uma agência previdência, garantindo, assim, maior celeridade as ações”, enfatizou.

De acordo com o gerente executivo do INSS, Raimundo Brito, somente a Ordem é capaz de realizar o controle dos advogados que estão aptos para exercer suas funções legalmente, por este motivo, todo cadastramento ocorrerá através da instituição. Segundo Raimundo, “o advogado já está adaptado a era digital e o sistema virá como uma ferramenta para tornar mais célere não só o trabalho desse profissional, que poderá fazer quantos requerimentos desejar por dia, mas das próprias agências previdenciárias”.

Presente ao lançamento, o secretário-geral da Comissão de Direito Previdenciário, Paulo Sarmento, destacou que o atendimento digital é um grande avanço para classe. “Hoje temos o orgulho de saber que fomos um dos primeiros do Brasil a aderir ao INSS Digital. Uma parceria que facilitará absurdamente nosso trabalho e, consequentemente, contribuirá para que nossa atuação seja ainda mais eficiente na defesa dos interesses da sociedade”.

A partir desta terça-feira, 27, os servidores da OAB serão treinados pela equipe do INSS para utilizar o sistema. A previsão é de que na próxima segunda-feira, 02 de abril, a plataforma esteja em funcionamento para o cadastramento dos advogados e advogadas do Estado.