OAB/SE ratifica compromisso com direitos sociais do trabalho e assina acordo coletivo

Corroborando o compromisso da entidade com a valorização dos trabalhadores e a defesa dos direitos sociais do trabalho, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, firmou nesta sexta-feira, 15, o acordo coletivo com o Sindicato dos Servidores de Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional de Sergipe (SINDISCOSE) para os anos de 2018 e 2019.

Dez cláusulas propostas pelo Sindicato foram aprovadas. Dentre elas, o reenquadramento de até dois steps do atual Primeiro Comando da Capital; o adicional de insalubridade para alguns setores da OAB; o reajuste de 5% no salário base e no vale alimentação; a equiparação de gratificações para gerentes e chefes de setores; plano de cargos com progressão; etc.

Durante a assinatura do acordo, o presidente em exercício da OAB/SE, Inácio Krauss, afirmou que a ocasião demonstra, sobretudo, a confiança entre os colaboradores e a diretoria da Ordem e a concretização de uma luta pela valorização dos servidores.

“Desde o início dessa gestão, procuramos sempre extirpar as dificuldades e fazer de tudo para que os colaboradores, aqueles que primeiramente recebem a advocacia, voltassem a ser valorizados. Do fundo de nosso coração, a diretoria agradece ao empenho dos funcionários”.

Na avaliação do diretor-presidente do SINDISCOSE, Igor Baima, a assinatura representa uma grande conquista à efetivação de direitos sociais do trabalho e à valorização dos servidores. “É um dia de celebração. Passamos as duas últimas gestões com um único aumento e hoje não só conseguimos o reajuste salarial, mas também tantas outras conquistas”, considerou.

“O acordo recupera uma defasagem de quase 30% de nossos salários do período de 2011 a 2015. Nesse momento, no qual o Brasil vive tantas restrições às liberdades democráticas e tantas retiradas de direitos, conseguir um acordo como esse na OAB, com tantos avanços e garantias, é realmente algo a se celebrar”, afirmou Igor.

Para a técnica de processos da OAB/SE, Rejane Araújo, a OAB/SE concretizou a valorização dos funcionários. “Nós não tínhamos uma valorização assim. Nosso serviço é qualificado, passamos por diversos estudos e treinamentos para desempenhar as nossas funções. Agora, seremos devidamente enquadrados e teremos nossos salários reajustados da forma correta”.