OAB Salas: Fórum de Ribeirópolis ganha espaço destinado à advocacia

Na manhã desta terça-feira, 31, uma semana após inaugurar o espaço destinado à advocacia na Comarca de Carmópolis, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, dá continuidade ao projeto “OAB Salas” e entrega mais um ambiente totalmente equipado para receber os profissionais que atuam no interior. Desta vez, a inauguração ocorreu no Fórum Juiz Mário de Almeida Lobão, em Ribeirópolis, região Agreste do Estado.

Presidente em exercício da OAB/SE, Inácio Krauss, enfatizou que o projeto é prioridade para seccional e uma importante ação de valorização da classe.

“É essencial que todas as comarcas e tribunais do Estado possuam uma sala da OAB. Um ambiente planejado para oferecer aos advogados e advogadas o suporte diário, permitindo o acesso rápido aos processos e possibilitando maior privacidade para realizar o atendimento ao cliente. O objetivo da Ordem é assegurar a existência desses espaços que são fundamentais para o exercício digno da profissão”, disse Krauss.

Presente à inauguração, o juiz responsável pela Comarca, Horácio Leão, ressaltou que a estrutura anterior da sala dificultava o atendimento às partes e não condizia com importância da função constitucional da advocacia. “Os advogados que atuam em Ribeirópolis mereciam um local como este. Parabéns à OAB por esta conquista”.

Promotor de Justiça da Comarca, Diego Gouveia, frisou a boa atuação dos advogados dativos no município. “A advocacia está sempre presente em Ribeirópolis e tem contribuído bastante com o desenvolvimento do trabalho do judiciário. Tenho certeza que esse novo recinto é bem vindo por todos e garantirá uma maior isonomia para os advogados”.

A presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Ana Lucia Aguiar, e o presidente da Comissão de Direitos Humanos  da OAB/SE, Robson Barros, também acompanharam o evento.

Para Ana Lúcia, participar de um momento tão significativo para classe é motivo de muita alegria. “Encurtar a distância entre a advocacia da capital e do interior é um dos principais objetivos da nossa gestão. Mostrar que não há barreiras e as ações da OAB estão presentes em todo Estado”.

Advocacia Valorizada

De acordo com o presidente da Regional Agreste da OAB/SE, Leonardo Chagas,  a reestruturação da sala era um  pleito constante, porque havia uma carência de  local propício para  exercício da advocacia no fórum.

” O jovem advogado que vem de outra cidade e não possui um ponto de apoio como esse enfrenta dificuldade para atuar na Comarca. Por acompanhar de perto essa realidade, lutamos para ter um local compatível com o exercício da nossa profissão. Hoje estamos aqui para celebrar mais essa vitória”.

Advogada atuante no município há cerca de quatro anos e representante da OAB em Ribeirópolis, Maíra Vasconcelos, acredita que a inauguração é reflexo do trabalho de valorização da classe que vem sendo executado pela seccional.

“Muitos de nossos colegas que vem de outros interiores e da própria capital não tinham um espaço para aguardar audiências, verificar processos e atender clientes. Para realizar atividades inerentes a nossa profissão. A partir de hoje, nós, advogados, teremos um ambiente reservado que agregará em nossa rotina profissional e mostra a preocupação da OAB com a advocacia do interior”.