OAB/SE discute importância do voto consciente e da presença feminina no cenário político

Com intuito de incentivar a presença da sociedade no processo eleitoral, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, promoveu nesta terça-feira, 21, o ciclo de palestras “Voto: um direito que deve ser exercido a bem da democracia”.

Iniciando o ciclo de palestras, a secretária de Estado da Casa Civil e ex-deputada estadual, Conceição Vieira, que abordou a participação da mulher na política, destacando a sua atuação na área.

De acordo com ela, é fundamental a realização de eventos que estimulem a criação de uma consciência política e a ampliação da presença feminina nos espaços de poder. “É através dessa consciência que as mulheres serão convidadas a refletir sobre o seu papel na política. E, quem sabe, no próximo pleito as sergipanas ocupem ainda mais vagas em cargos eletivos”.

Encerrando as explanações, o secretário judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) Marcos Vinícius Linhares, apresentou a formação da Justiça Eleitoral, pontuando os órgãos que a compõem e suas respectivas funções.

“A competência desses órgãos é de acordo com a natureza da eleição. No caso do pleito a nível nacional tudo é discutido e julgado perante o Tribunal Superior Eleitoral, já nas eleições estaduais todo tramite ocorre junto ao Tribunal Regional”, explicou Linhares, ressaltando ainda que o TRE realiza um trabalho constante de orientação aos candidatos e à própria população.

Para vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE e uma das organizadoras do evento, Valdilene Martins, a relevância do encontro está em oportunizar o debate acerca do voto consciente como ferramenta de transformação do cenário político e, principalmente, em colocar em discussão a participação da mulher no ambientes de tomada de decisão.

“A mulher ainda está à margem do âmbito público, ficando sempre restrita ao espaço privado. É preciso estimular a participação feminina, tanto da mulher eleitora quanto da que deseja se candidatar a um cargo eletivo”, frisou Valdilene.