OAB Salas: Espaços destinados à advocacia são inaugurados em Propriá e Maruim

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, segue conquistando espaços para advocacia na capital e no interior do Estado. Somente nesta semana, a seccional instalou quatro Salas da OAB. Uma, na última segunda-feira, 27, em Aracaju, no Ministério Público Estadual, e, nesta quarta-feira, 29, duas em Propriá e uma Maruim.

No município de Propriá, região do baixo São Francisco, a OAB/SE reinaugurou, após realizar melhorias no local, o ambiente que é reservado à advocacia no Fórum Juiz João Fernandes de Britto e, logo em seguida, promoveu a instalação de uma sala na Vara do Trabalho localizada na cidade.

“A advocacia carecia de um local adequado que oferecesse o suporte necessário para realizar as atividades inerentes a nossa profissão no período em que estamos aguardando julgamentos no Fórum ou na Vara do Trabalho”, pontuou Claudia Dantas, presidente da Regional Propriá.

O advogado Augusto Prado milita no município há um ano e acredita que a inauguração das salas traz cidadania ao exercício profissional. “O espaço é um amparo para os advogados e advogadas que trabalham na região e faz com que advocacia se torne ainda mais acessível nos lugares que mais necessitam”.

Vara do Trabalho

Em seu discurso, durante a solenidade na Vara do Trabalho, o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, disse que o projeto “OAB Salas” é prioritário para instituição. “Nosso objetivo é inaugurar salas em todo Estado, porque sabemos que é fundamental para advocacia ter um ponto de apoio, um local para desenvolver suas atividades em todas as comarcas e tribunais”.

Dando continuidade a sua fala, Krauss enfatizou que o espaço entregue na oportunidade carrega o nome da advogada Jane Barros Barbosa, assassinada no exercício da advocacia.

“Em tempos onde o desrespeito às prerrogativas e os casos de violência contra a advocacia são noticiados com certa frequência por todo Brasil, não poderíamos deixar de homenagear Jane Barbosa. Uma advogada que se destacou por sua postura combativa e que, infelizmente, foi barbaramente assassinada em razão da profissão”, disse Krauss, enaltecendo atuação firme da OAB na luta em defesa das garantias legais da advocacia.

Presente ao evento, o juiz titular da Vara, Otávio Augusto Reis de Sousa, destacou que há excelentes advogados e advogadas militando em Propriá e afirmou que as portas estão sempre abertas para OAB.

Coordenador de Direito Previdenciário da Escola Superior de Advocacia, Max Dória, frisou que os advogados sempre foram bem acolhidos por todos os profissionais que trabalham na Vara. “É importante reconhecer que a advocacia tem toda atenção neste órgão, mas, de fato, precisávamos de um lugar próprio e estamos felizes com esta conquista”.

Para jovem advogada Maria Hilda Caldas, a instalação do ambiente confere mais liberdade ao exercício da profissão. “Nos sentimos mais a vontade, mais livres para atender clientes e exercer nossa atividade da melhor forma possível”.

Maruim

Ao entregar o ambiente estruturado para receber a advocacia, Inácio Krauss ressaltou que os profissionais reivindicavam a disponibilização de um local no Fórum Estadual da Comarca de Maruim. “Para Ordem é um orgulho poder atender esse pleito e inaugurar um espaço totalmente equipamento que, tenho certeza, contribuirá para qualidade da prestação jurisdicional no município”.

Com 30 anos de advocacia, Abílio Gomes, considera a instalação da sala em Maruim um passo importante para valorização da classe. “Estávamos realmente precisando deste espaço. Nós, advogados, estamos efetivamente satisfeitos e agradecemos à OAB por isto”.