OAB/SE participa da aprovação de modificações na cláusula de barreira

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, representada pelo presidente Inácio Krauss, participou nesta sexta-feira, 31, de um momento histórico para jovem advocacia: aprovação de mudanças na cláusula de barreira.

A decisão foi proferida por Claudio Lamachia durante o Colégio de Presidentes Seccionais da OAB, em Gramado (RS), após votação unânime com a presença dos diretores dos 27 Estados.

“A deliberação do Colégio é uma vitória para os profissionais em início de carreira, porque consiste na exclusão da cláusula de barreira no âmbito dos conselhos seccionais e na redução de cinco para três anos em cargos de diretoria, das Caixas de Assistência e do Conselho Federal da entidade”, explica Krauss.

De acordo com o presidente, a OAB/SE fez questão de se manifestar favorável as alterações. “Nossa seccional acredita que é preciso assegurar a voz da jovem advocacia e contribuir para a construção de uma OAB mais justa e igualitária”, defendeu Inácio.

Para presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia da OAB/SE, Ercília Garcez, hoje os advogados e advogadas venceram uma das mais importantes batalhas.

“Após uma grande mobilização nacional envolvendo os e as presidentes de comissões da Jovem Advocacia de todo o Brasil, conseguimos incluir na pauta do colégio de presidentes das seccionais a discussão sobre a extinção da cláusula de barreira. A OAB/SE declarou apoio à nossa causa e hoje obtivemos sucesso. Sem dúvida foi um grande passo. A Jovem Advocacia está sendo ouvida como nunca”, disse.

A proposta será submetida ao Conselho Federal da Ordem e também deverá passar pelo Congresso Nacional.