OAB/SE inicia neste mês ações do projeto “Amigo Carroceiro”

A busca pela garantia de melhores condições de vida para os trabalhadores que conduzem carroças em Aracaju motivou a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, a desenvolver o projeto “Amigo Carroceiro”. No dia 15 deste mês, às 14 horas, a primeira atividade do projeto será realizada na capital.

Construída em parceria com órgãos da administração municipal, a ação visa criar oportunidades de qualificação profissional e reinserção no mercado de trabalho para os carroceiros e suas famílias, contribuindo ainda para o fim gradativo da circulação de carroças na cidade.

O Jardim Esperança, no bairro Inácio Barbosa, foi escolhido como ponto de partida do projeto, porque já possui 25 carroceiros cadastrados pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), através do processo de emplacamento das carroças e habilitação dos condutores.

Os carreiros receberão convite para uma tarde festiva no prédio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), situado no Inácio Barbosa. Na ocasião, a OAB e a Prefeitura de Aracaju irão promover ações direcionadas à migração dos trabalhadores para outras atividades profissionais, respeitando sempre as suas aptidões individuais.

Criação

O “Amigo Carroceiro” nasceu no mês de julho, em reunião com a presença de membros das Comissões de Direitos Humanos, Defesa da Mulher e dos Animais da OAB/SE e representantes da Prefeitura Municipal, através Fundat e das Secretarias de Assistência Social; de Juventude e Esporte; do Meio Ambiente; e da Guarda Municipal.